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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7621-1443
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Dramaturgia da improvisação: reflexões de um fazer composicional
Título(s) alternativo(s): Dramaturgy of improvisation: reflections upon composition
Autor(es): Vieira, Mariane Araujo
Primeiro orientador: Ramos, Jarbas Siqueira
Primeiro membro da banca: SIlva, Narciso Larangeira Telles da
Segundo membro da banca: Volpe, Marina Fernanda Elias
Resumo: Esta dissertação teve como foco investigar a dimensão da dramaturgia na composição em tempo real na dança. Para tanto, o texto está dividido em duas partes. Na primeira, proponho uma discussão sobre a composição em tempo real com foco nas experiências artísticas do Núcleo de Estudos em Improvisação em Dança e nas entrevistas feitas com Líria Morais, Dudude Hermann e Diogo Granato. Na segunda, apresento as dimensões artísticas e históricas importantes para a construção do pensamento sobre dramaturgia e improvisação na cena contemporânea em dança, buscando subsidiar a discussão sobre o conceito de dramaturgia da improvisação, tema central do trabalho. Ao longo do texto, são debatidas questões como a prática artística na improvisação, as particularidades do fazer improvisacional, o uso de regras como restrição e ferramenta de um jogo na composição em tempo real, os aspectos da preparação na improvisação com a finalidade de construir uma dramaturgia na improvisação, a ideia de autonomia e autoria do fazer criativo em tempo real, a efemeridade, transitoriedade e singularidade da criação na dramaturgia da improvisação, a elaboração da dramaturgia como parte do trabalho de improvisadoras e espectadoras, as dimensões performativas da improvisação e o acontecimento como elemento imprescindível para se compreender a dramaturgia da improvisação como uma trama de emergências e afetos que se dão no corpo e em toda a materialidade da cena. Este trabalho suscita algumas interlocuções com a cena contemporânea em dança e busca fundamentar a improvisação como um campo de atuação e conhecimento próprios. Espera-se que este trabalho possa abrir novos horizontes e ser referência para futuros trabalhos no campo da dança, da dramaturgia e da improvisação, sejam eles acadêmicos ou não.
Abstract: This dissertation investigated the dimension of dramaturgy in real-time composition in dance. To this end, the text is divided into two parts. The first one approaches real-time composition focusing on the artistic experiences of the Núcleo de Estudos em Improvisação em Dança (Center for Studies in Dance Improvisation) and on the interviews with Líria Morays, Dudude Hermann, and Diogo Granato. The second part presents important artistic and historical dimensions for the construction of the reflection about dramaturgy and improvisation in the contemporary dance scene, seeking to support the discussion on the concept of Improvisational Dramaturgy, which is the central theme of this work. The text discusses a myriad of topics, such as the artistic practice in improvisation; the particularities of improvisational making; the use of rules as restrictions and tools of a game in real-time composition; the aspects of preparation in improvisation to construct dramaturgy; the idea of autonomy and authorship of creative making in real time; the ephemerality, transience, and uniqueness of creation in improvisational dramaturgy; the elaboration of dramaturgy as part of the work of improvisers and spectators; the performative dimensions of improvisation and the event as an essential element to the understanding of improvisational dramaturgy as a weave of emergencies and affections that take place in the body and in all the materiality of the scene. This work dialogues with the contemporary dance scene and seeks to set the grounds for improvisation as a field of performance and knowledge itself. We hope that this work can open up new horizons and be a reference for future academic or professional works in the field of dance, dramaturgy, and improvisation.
Palavras-chave: Dramaturgia da improvisação
Composição em tempo real
Improvisação
Dança
Improvisational dramaturgy
Real-time composition
Improvisation
Dance
Teatro
Universidade Federal de Uberlândia
Ramos, Jarbas Siqueira
Pós-graduação em Artes Cênicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Assunto: Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: VIEIRA, Mariane Araujo. Dramaturgia da Improvisação: reflexões de um fazer composicional. 2021. 187 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.52.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.52
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31535
Data de defesa: 22-Fev-2021
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