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dc.creatorSouza, Ubiany de Oliveira Souza-
dc.date.accessioned2021-04-01T17:06:20Z-
dc.date.available2021-04-01T17:06:20Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Ubiany Oliveira. Ajuste de distribuição de probabilidades de variáveis de custo fixo. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31520-
dc.description.abstractThis text presents a more in-depth look at the legal and historical milestones that involve Special Education in Brazil, Minas Gerais and Ituiutaba. It is justified by the rights of people with disabilities in Inclusive Education, with equal opportunities, having students access to an education capable of responding to their needs. Thus, we feel provoked in the following sense: what are the main historical and normative milestones that comprise the period from 1990 to the present day and determine public policies for the inclusion of people with special educational needs? Is there a correlation between states and municipalities in the creation of new documents so that special education takes shape and is implemented in a more inclusive perspective?. For the development of the study, Site Search (Google) was used as the main source of the research, to locate international, national, state and municipal documents, in addition to articles related to the topic. Such selected sources add up to 01 Law, 03 Resolutions and 09 Decrees among others. It is concluded, in view of Laws, Resolutions and Decrees presented throughout the text, that they are not only documents without effectiveness, but that bring the meaning of the word “include”, that allows people with some disability to be enrolled in Special Education to learn in various ways, ways and different rhythms, without excluding their educational process. We believe that this documentary research is able to achieve not only the objectives proposed for a special education in its inclusive perspective, but that it sensitizes people, as well as its history and progress.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectMarcos históricospt_BR
dc.subjectMarcos legaispt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectHistorical landmarkspt_BR
dc.subjectLegal milestonespt_BR
dc.titleEducação especial na perspectiva inclusiva: marcos históricos e normativospt_BR
dc.title.alternativeSpecial education in an inclusive perspective: historical and normative milestonespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/085592323784607pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelino , Mical de Melo Marcelino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523817942820098pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro , Betania de Oliveira Laterza Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste texto apresenta um olhar especial para os marcos legais e históricos que envolvem a Educação Especial, no Brasil, em Minas Gerais e em Ituiutaba. Justifica-se pelos direitos das pessoas com deficiência na Educação Inclusiva, com a equiparação de oportunidades, tendo os/as estudantes acesso a uma educação capaz de responder às suas necessidades. Desse modo, nos sentimos provocadas no seguinte sentido: quais os principais marcos históricos e normativos compõem o período de 1990 até os dias atuais e determinam as políticas públicas de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais? Há uma correlação entre estados e municípios na criação de novos documentos para que a Educação Especial tome corpo e seja implementada em uma perspectiva mais inclusiva?. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizado como fonte principal da pesquisa o Buscador de Sites (Google), para localizar os documentos internacionais, nacionais, estaduais e municipais, além de artigos referentes ao tema. Tais fontes selecionadas somam 01 Lei, 03 Resoluções e 09 Decretos dentre outros. Conclui-se, em vista das Leis, Resoluções e Decretos apresentados no decorrer do texto, que não sejam somente documentos sem efetivação, mas que traga o significado da palavra “incluir”, que possibilite as pessoas com alguma deficiência seja matriculado na Educação Especial a aprenderem de várias formas, maneiras e diferentes ritmos, sem exclusão do seu processo educacional. Acreditamos que esta pesquisa documental consiga atingir não só os objetivos propostos a uma educação especial em sua perspectiva inclusiva, mas que sensibilize as pessoas, quanto sua história e seu progresso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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