Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Alysson Assis-
dc.date.accessioned2021-03-30T16:29:12Z-
dc.date.available2021-03-30T16:29:12Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Alysson Assis. The Wall: ontem e hoje - aspectos do processo de montagem cênica em arte em escola de educação básica. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.48.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31510-
dc.description.abstractThis research investigated and analyzed the aspects concerning the assembly processes produced in the public school. Like the theme “The Wall: yesterday and today - aspects of the process of scenic montage in art in a basic education school”, a study of the scenic presentation was produced where the students of the third year of High School at the State School Coronel Tonico Franco - Ituiutaba / MG developed. The problem addressed analyzed the creative processes present in the montage, the unfolding and possibilities in a performative work with particularities in music, opening spaces for the insertion of knowledge of other aesthetics of contemporary art, through theoretical studies, practices, experiments, understanding and criticality. The research aimed to develop integrating the classes of third-year students, through challenges and collectivity, elaborating the scenic performance, in order to create and produce poetics whose need to discuss their own social dramas of the moment related to education. After presenting an introduction with the fragments and practices experienced by the author, drawing on some authors, Barbosa (1982), Farina (2008), Féral (2009), Pineau (2010), Ferracini (2014), Felix (2016) among others, started with the process of creation in Art as a potential for autonomy; followed by the assembly process, from the Art produced at the school in question, continuing the organization of the Engaged Musical Nights event; concluding with the perception of the other, an analysis of the behavior and testimonies of students and teachers and their reflections.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Artept_BR
dc.subjectArt Educationpt_BR
dc.subjectProcesso de Montagempt_BR
dc.subjectAssembly Processpt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectContemporaneitypt_BR
dc.subjectMusicalpt_BR
dc.subjectMusicalpt_BR
dc.titleThe wall: ontem e hoje - aspectos do processo de montagem cênica em arte em escola de educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe wall: yesterday and today - aspects of the scenic montage process in art in a basic education schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Piragibe, Mario Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825902106907746pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Dirce Helena Benevides de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912456509075556pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Michele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049316737767885pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Michele,-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318033141494358pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou e analisou as vertentes acerca dos processos de montagem produzidos na escola pública. Como o tema “The Wall: ontem e hoje - aspectos do processo de montagem cênica em arte em escola de educação básica”, assim foi produzido um estudo da apresentação cênica onde os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Tonico Franco – Ituiutaba/MG desenvolveram. A problemática abordada analisou os processos criativos presentes na montagem, os desdobramentos e possibilidades em um trabalho performativo com particularidades em musical abrindo espaços para inserção de conhecimento de outras estéticas da arte contemporânea, por meio de estudos teóricos, práticas, experimentações, compreensão e criticidade. A pesquisa objetivou desenvolver inteirando as turmas de estudantes dos terceiros anos, por meio de desafios e coletividade elaborando a apresentação performativa cênica, a fim de criar e produzir poéticas cuja necessidade de discutir seus próprios dramas sociais do momento relativos à educação. Após apresentar uma introdução com os fragmentos e práticas vivenciadas pelo autor, aportando-se em alguns autores, Barbosa (1982), Farina (2008), Féral (2009), Pineau (2010), Ferracini (2014), Felix (2016) dentre outros, iniciou-se com o processo de criação em Arte como potencialidade para autonomia; seguida do processo de montagem, desde a Arte produzida na escola em questão, prosseguindo a organização do evento Noites de Musicais engajados; concluindo com a percepção do outro, uma análise do comportamento e dos depoimentos dos alunos e professores e suas reflexões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.48pt_BR
dc.orcid.putcode91504275-
dc.crossref.doibatchid717ff8a1-13e4-4c6c-975e-ae9f06121195-
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TheWallOntem.pdfDissertação6.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.