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dc.creatorOliveira, Aline Carrijo de-
dc.date.accessioned2021-03-29T12:45:57Z-
dc.date.available2021-03-29T12:45:57Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aline Carrijo de. O efeito de Gesamtkunstwerk em literatura: uma leitura de “O Violino”, de Luiz Vilela, “Miss Brill”, de Katherine Mansfield, e “Aquele Bêbado”, de Carlos Drummond de Andrade. 2021. 189 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.692.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31502-
dc.description.abstractThe Gesamtkunstwerk concept, elaborated by the German composer Richard Wagner (1813-1883), refers in its essence to the operatic composition. According to that Wagnerian ideology, the opera text allows the confluence between all the artistic elements for bringing: melody by means of the musical instruments; lyrics in the line of the singers; drama originated from the performances; and images provided by the intertwining of the setting and costumes on stage. From this understanding, the present thesis aims to analyse three short stories under the Gesamtkunstwerk concept, and this action is corroborated in the architectural sense of the corpus analysed here, in which the demiurge conceives and prepares a fictional universe to their reader. In the process regarding production, the writer, aware of other qualia, absorbs their essence and mingles them into the literary code/text evoking the reader’s senses, who on their turn apprehend and/or recall a literary effect of Gesamtkunstwerk. In order to reach this objective, one intends to analyse the relation between literature and the other arts, focusing on the interpretation of the short stories “O Violino” (“The Violin”), by Luiz Vilela, “Miss Brill”, by Katherine Mansfield, and “Aquele Bêbado” (“That Drunkard”), by Carlos Drummond de Andrade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGesamtkunstwerkpt_BR
dc.subjectRichard Wagnerpt_BR
dc.subjectInterartespt_BR
dc.subjectLiteratura e outras artespt_BR
dc.subjectEfeito de obra de arte totalpt_BR
dc.subjectEfeito de Gesamtkunstwerkpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleO efeito de Gesamtkunstwerk em literatura: uma leitura de “O Violino”, de Luiz Vilela, “Miss Brill”, de Katherine Mansfield, e “Aquele Bêbado”, de Carlos Drummond de Andradept_BR
dc.title.alternativeThe Gesamtkunstwerk effect in literature: a study of “O Violino”, by Luiz Vilela, “Miss Brill”, by Katherine Mansfield, and “Aquele Bêbado”, by Carlos Drummond de Andradept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.contributor.referee1Hattnher, Alvaro Luiz-
dc.contributor.referee2Menezes, Ronieri Silva-
dc.contributor.referee3Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee4Carvalho, Flávio Cardoso de-
dc.contributor.referee5Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1125045104856400pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO conceito de Gesamtkunstwerk, elaborado por Richard Wagner (1813-1883), refere-se, em sua essência, à composição operística. Segundo a ideologia wagneriana, o texto operístico permite a confluência entre todos os elementos artísticos por trazer melodia, por meio dos instrumentos; letra, na linha dos cantores; dramaturgia devido às performances; e imagens, pela ambientação do palco e dos figurinos interligados. A partir dessa compreensão, este trabalho visa analisar três contos sob o viés do conceito de Gesamtkunstwerk, ação que se corrobora no sentido arquitetônico do corpus deste trabalho, em que o demiurgo elabora e prepara o universo ficcional para seu leitor. No processo que tangencia a produção, o autor da arte literária quando letrado em outros qualia, absorve a essência deles e os articula no código literário eleito, possibilitando o estímulo de outros sentidos do leitor, que por sua vez postula um efeito, literário, de Gesamtkunstwerk. Nesse fim, pretende-se analisar a relação entre literatura e outras artes, focada na leitura dos contos literários “Miss Brill”, de Katherine Mansfield; “Aquele Bêbado”, de Carlos Drummond de Andrade; e “O violino”, de Luiz Vilela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration189pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.692pt_BR
dc.crossref.doibatchid717ff8a1-13e4-4c6c-975e-ae9f06121195-
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