Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Vanessa Sant'Ana-
dc.date.accessioned2021-03-22T14:58:25Z-
dc.date.available2021-03-22T14:58:25Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.identifier.citationBORGES, Vanessa Sant'Ana. Rotação por estações de aprendizagem: possibilidades e desafios na pré-escola. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.152.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31470-
dc.description.abstractThis research is a study about active methodologies with emphasis on the hybrid teaching technique, rotation by learning stations. The main purpose is to identify the conception of this tecnique, check the possibilities and also identify the challenges to develop it with preschool students. The qualitative approach study is guided by bibliographic and documental search - federal legislation and official documents of childhood education- and a literature review derived from researches about the use of the rotation by learning stations on the inicial years of the elementary school. As a the theoretical referential we adopted the contributions of Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015); Bacich and Moran (2015,2018); Costa (2017); Kenski (2007, 2011); Moran (2010, 2018); Nunes (2017); Silva (2017); Sousa (2018); Tapscott (2010); Valente (2014,2018) and others. The academic relevance of this investigation is the association between the technique and early childhood education, on which we hope to encourage researches, because they still are incipient in Brazil, and produce reflections and practical suggestions to education professionals. As a result, we conclude that digital technologies, as a learning resource, can attract and stimulate the child, like a way to promote autonomy and protagonism in the process of active construction of knowledge and; we propose activities with the use of the technique to the preschool, in order to show the broad possibility of being inserted and integrated into early childhood education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectRotação por Estações de Aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPreschoolpt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectRotation by learning stationspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.titleRotação por estações de aprendizagem: possibilidades e desafios na pré-escolapt_BR
dc.title.alternativeRotation by learning stations: possibilities and challenges in preschoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Diva Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0257987232283189pt_BR
dc.contributor.referee1Maissiat, Jaqueline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403199428657031pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537455967944102pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5690955992438640pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata sobre metodologias ativas com ênfase na técnica de ensino híbrido rotação por estações de aprendizagem. O objetivo principal consiste em identificar a concepção dessa técnica e verificar as possibilidades e desafios de desenvolvê-la com alunos da pré-escola. O estudo de abordagem qualitativa se encontra pautado em levantamento bibliográfico e documental — legislações federais e documentos oficiais da educação infantil — e análise de literatura proveniente de pesquisas que contemplam o uso da rotação por estações de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Como referencial teórico, adotamos os contributos de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich e Moran (2015, 2018), Costa (2017), Kenski (2011), Moran (2010, 2018) Nunes (2017), Silva (2017), Sousa (2018), Tapscott (2010), Valente (2014, 2018); dentre outros. A relevância acadêmica desta investigação está na associação da técnica ao ensino infantil, sobre a qual esperamos incentivar pesquisas, ainda incipientes no Brasil, e gerar reflexões e sugestões práticas aos profissionais da educação. Como resultado, concluímos que as tecnologias digitais, enquanto recurso mediador de aprendizagem, estimulam e atraem a criança, de modo a favorecer a autonomia e o protagonismo no processo de construção ativa do conhecimento e; propomos atividades para a pré-escola com o uso da técnica, a fim de demonstrar a ampla possibilidade de ser inserida e integrada ao ensino infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration134pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.152pt_BR
dc.crossref.doibatchided6260e4-e516-4855-8ba9-4feb54b70249-
dc.subject.autorizadoEducação pré-escolarpt_BR
dc.subject.autorizadoAprendizagem ativapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RotacaoEstacoesAprendizagem.pdfDissertação2.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.