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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31468
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8553-5092 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | DesmedicalizArte: a psicologia escolar construindo práticas desmedicalizantes com professoras e educadoras |
Título (s) alternativo (s): | DesmedicalizArte: school psychology creating demedicalizing practices with teachers |
Autor: | Serrati, Camila Silva Marques |
Primer orientador: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
Primer miembro de la banca: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
Segundo miembro de la banca: | Pessoa, Camila Turati |
Tercer miembro de la banca: | Leonardo, Nilza Sanches Tessaro |
Cuarto miembro de la banca: | Pedro, Luciana Guimarães |
Resumen: | Neste estudo, buscamos investigar quais as contribuições da Arte na atuação do psicólogo escolar junto a profissionais da educação, buscando a compreensão e transformação do olhar-professor e de outros fatores (institucionais, relacionais, sociais, políticos) envolvidos na medicalização da educação, para que possamos construir práticas desmedicalizantes. A Medicalização da Educação é compreendida como o vasto procedimento de transformação de aspectos humanos e intrínsecos ao processo de escolarização e aprendizagem sob a ótica de compreensão e intervenção do olhar médico. O trabalho da Psicologia requer a todo o momento (re)pensar, partilhar e modificar as práticas, abrangendo os profissionais com os quais atua. Propusemos quatro Encontros Reflexivos, em grupo, com duas horas de duração cada, em uma Instituição pública de Educação Infantil da cidade de Uberlândia – MG, contando com a participação voluntária de 19 professoras e educadoras dessa escola. Reunimo-nos quinzenalmente durante dois meses e, em cada encontro, buscamos articular teoria e prática, construindo momentos de troca e estudos junto às participantes, sobre aspectos que envolvem seus olhares e seus fazeres, que são formas de expressão de tais olhares. Nos Encontros Reflexivos, intentamos provocar transformações nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais, para com isso, criar práticas desmedicalizantes. Para isso, escolhemos a Arte como nosso guia, pois, de acordo com a Psicologia Histórico Cultural, que fundamenta esse estudo, ela fomenta o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, aumenta o repertório cultural, a criatividade, e possibilita novas e diferentes formas de expressão, indispensáveis para a atividade docente. Para que o profissional lance um olhar acolhedor, atento ao modo de ser e fazer dos estudantes, um olhar que propõe atividades que fujam da padronização, que gerem processos de aprendizagem, e valorize as singularidades dos sujeitos é preciso que o próprio vivencie e apreenda o que irá construir, para então colocar em prática com outrem. Os encontros abordaram temáticas que discutiram o fenômeno da Medicalização da Educação e que poderiam contribuir para a construção de práticas desmedicalizantes, como: O olhar-professores; A Medicalização dentro dos muros da escola; O trabalho do psicólogo aliado ao professor; Construindo práticas desmedicalizantes. Foram analisados os registros realizados pelas participantes em cada encontro, na Caixa do Grupo; no Diário de Bordo da pesquisadora e a transcrição das gravações do áudio dos encontros. A partir da leitura do material elencamos os seguintes eixos de análise: a) Os olhares e as práticas da psicóloga escolar; b) O que faz a psicóloga na escola?; c) Reflexões sobre Educação e Arte; d) Construindo práticas desmedicalizantes. Assim, compusemos algumas interlocuções buscando estabelecer diálogos entre Desmedicalização da Educação, Arte e Psicologia visando transformações das práticas diárias em Educação. As ferramentas oferecidas para que repensassem sua prática, aliadas à Arte, se mostraram muito potentes não só na construção de práticas desmedicalizantes, como também contribuíram para o desenvolvimento profissional e pessoal das participantes, levando-as a ressignificar vivências da infância e modificar práticas em sala de aula. Além disso, possibilitaram o fortalecimento profissional e pessoal de cada uma, quanto potencializaram a coletivização de situações que antes viviam de maneira individualizada. Salientamos a importância do psicólogo educacional e escolar inserido nestes contextos, e principalmente ressaltamos a Arte como elemento diferenciado de trabalho, construindo fazeres que visem contribuir tanto com o campo da Psicologia como da Educação. |
Abstract: | In this study, we seek to investigate the contributions of Art in the performance of the school psychologist with education professionals, seeking to understand and transform the look of the teacher and other factors (institutional, relational, social, political) involved in the medicalization of education, so that we can create demedicalizing practices. The Medicalization of Education is understood as the vast procedure of transforming human aspects and intrinsic to the process of schooling and learning as a target for medical understanding and intervention. The work of Psychology requires at all times to (re) think, share and modify practices, including the professionals with whom it works. We proposed four Reflective Encounters, in groups, lasting two hours each, in a public institution of Early Childhood Education in the city of Uberlândia - MG, with the voluntary participation of 19 teachers and educators from that school. We meet every two weeks for two months and, in each meeting, we seek to articulate theory and practice, collectively creating moments of sharing and studies with and for the participants, about aspects that involve their their way to look at situations and their actions, which are ways of expressing such looks. In Reflective Encounters, we try to bring about changes in cognitive, affective, social aspects, in order to create demedicalizing practices. For this, we chose Art as our guide, because, according to Cultural Historical Psychology, which underlies this study, it fosters the development of higher psychic functions, increases the cultural repertoire, creativity, and enables new and different forms of expression, indispensable for teaching activity. In order for the professional to take a welcoming look, attentive to the students 'way of being and doing, a look that proposes activities that deviate from the standard, that generate learning processes, and that value the subjects' singularities, it is necessary that the individual himself experiences and apprehends what will be build, and then put into practice with others. The meetings addressed topics that discussed the phenomenon of Medicalization of Education and that could contribute to the construction of demedicalizing practices, such as: The view of teachers; Medicalization within the school walls; The work of the psychologist allied to the teacher; Creating demedicalizing practices. The records made by the participants at each encounter at the Group's Caixa were analyzed; in the researcher's journal and the transcription of the audio recordings of the meetings. From the reading of the material, we list the following axes of analysis: a) The views and practices of the school psychologist; b) What does the psychologist do at school ?; c) Reflections on Education and Art; d) Creating demedicalizing practices. Thus, we composed some interlocutions seeking to establish dialogues between Demedicalization of Education, Art and Psychology aiming at transformations of daily practices in Education. The tools offered to rethink their practice, allied to Art, proved to be very powerful not only in the creation of demedicalizing practices, but also contributed to the professional and personal development of the participants, leading them to reframe childhood experiences and modify practices in the classroom of class. In addition, they made possible the professional and personal strengthening of each one, as they potentiated the collectivization of situations that were previously lived in an individualized way. We emphasize the importance of the educational and school psychologist inserted in these contexts, and mainly we emphasize Art as a differentiated element of work, creating practices that aim to contribute to both the field of Psychology and Education. |
Palabras clave: | Psicologia Educacional e Escolar Educational and School Psychology Psicologia Histórico-Cultural Historical-Cultural Psychology Arte Art Medicalização da Educação Medicalization of Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | SERRATI, Camila Silva Marques. DesmedicalizArte: a psicologia escolar construindo práticas desmedicalizantes com professoras e educadoras. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5012. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5012 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31468 |
Fecha de defensa: | 15-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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