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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6504-3824
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino da matemática para alunos surdos: metodologias para os primeiros anos do ensino fundamental
Alternate title (s): The teaching of mathematics to deaf students: methodologies for the first years of elementary school
Author: Campos, Lívia Rezende Miranda
First Advisor: Oliveira, Guilherme Saramago de
First member of the Committee: Barauna, Silvana Malusá
Second member of the Committee: Ghelli, Kelma Gomes Mendonça
Summary: Esta pesquisa buscou dar resposta ao seguinte questionamento: diante do desenvolvimento dos alunos surdos como seres ativos na construção do próprio conhecimento, quais metodologias são mais apropriadas para ensinar Matemática a eles nos primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir disso, estabeleceu-se como objetivo geral desta investigação estudar, identificar e analisar as metodologias mais apropriadas para ensinar Matemática aos surdos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com vistas a reconhecê-los como seres ativos na construção do conhecimento. Para responder ao problema de pesquisa e alcançar os objetivos pretendidos, em um primeiro momento, desenvolveu-se um estudo teórico que subsidia todo o trabalho, discute e analisa: considerações teóricas e práticas sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental; concepções e conceitos relacionados à surdez; relações entre ensino, aprendizagem, surdez, linguagem e Matemática; a formação do professor que ensina Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental; alternativas metodológicas para tal ensino nesse nível educacional; e metodologias no ensino da Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, sob a perspectiva da Educação Inclusiva dos sujeitos surdos. No segundo momento, um levantamento foi realizado na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal CAPES), com a intenção de obter investigações relacionadas a metodologias, Matemática e estudantes surdos nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A partir do levantamento de dados, a pesquisa desenvolveu um trabalho de metanálise, com abordagem qualitativa (BICUDO, 2014; FIORENTINI; LORENZATO, 2007), no intuito de descrever e analisar os estudos que tratassem das temáticas supramencionadas. Os resultados apontam que as metodologias no ensino da Matemática para surdos devem atender às necessidades desses sujeitos e ser mediadas pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, foi possível verificar que algumas metodologias, com a combinação dos critérios supramencionados, podem ser mais apropriadas para o ensino da Matemática aos discentes surdos, a saber: metodologias que explorem o aspecto visual por meio de jogos, recursos digitais e materiais manipuláveis; metodologias que explorem a realidade social e contemplem a cultura dos surdos, a investigação matemática, os cenários para investigação e a resolução de problemas; metodologias que promovam a interação, a comunicação, o envolvimento e a participação efetiva dos alunos, os jogos, a investigação matemática, as tecnologias aplicadas à educação matemática (softwares educacionais) e os materiais manipuláveis; e métodos que estimulem o bilinguismo e a inclusão dos alunos surdos.
Abstract: This research aimed to answer the following question: given the development of deaf students as active beings in the construction of his/her own knowledge, which methodologies are more appropriate to teach mathematics to them in the first years of elementary school? Moreover, the general objective of this investigation was to study, identify and analyze the most appropriate methodologies for teaching mathematics to deaf people in the first years of elementary school, in order to recognize them as active beings in the knowledge development. To answer the research problem and achieve the intended objectives, at first, it was developed a theoretical study that subsidizes all the work, discusses and analyzes: theoretical and practical considerations about the teaching and learning of Mathematics in the early years of elementary school; conceptions and definitions related to deafness; relations between teaching, learning, deafness, language and mathematics; training of the teacher who teaches mathematics in the first years of elementary school; methodological alternatives for the teaching in this level of education; and methodologies in the teaching of mathematics in the early years of elementary school, from an inclusive education perspective of deaf subjects. In the second moment, a survey was carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in the Catalog of Theses and Dissertations of the Higher Education Personnel Coordination Portal (BDTD and Portal CAPES, in Portuguese abbreviation), with the intention of obtain investigations related to methodologies, mathematics and deaf students in the first years of elementary school. From the data collection, the research developed a meta-analysis work, with a qualitative approach (BICUDO, 2014; FIORENTINI; LORENZATO, 2007), in order to describe and analyze the studies that dealt with the aforementioned themes. The results pointed out that the methodologies in the teaching of Mathematics for deaf people should meet the needs of the target audience and be mediated by Brazilian Signal Language (Libras, in Portuguese abbreviation). Thus, it was possible to verify that some methodologies, with the combination of the aforesaid criteria, may be more appropriate for teaching mathematics to deaf students, namely: techniques that explore the visual aspect, digital resources, manipulable materials and games; methodologies that explore social reality and contemplate the culture of deaf people, mathematical research, scenarios for investigation and problem solving; methodologies that promote interaction, communication, involvement and effective student participation, games, mathematical research, technologies applied to mathematical education (educational software) and manipulable materials; and methods that encourage bilingualism and the inclusion of deaf students.
Keywords: Surdez
Deafness
Metodologias de Ensino de Matemática
Mathematics Teaching Methodologies
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Early Years of Elementary School
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Estudantes surdos
Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: CAMPOS, Lívia Rezende Miranda. O ensino da Matemática para alunos surdos: metodologias para os primeiros anos do ensino fundamental. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.69
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.69
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31336
Date of defense: 24-Feb-2021
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