Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31331
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8049-3973 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Um olhar sobre o programa de formação continuada do Museu DICA: memória e identidade |
Alternate title (s): | A look at the Museum DICA's continuing education program: memory and identity. |
Author: | Alves, Sabrina Eleutério |
First Advisor: | Santos, Silvia Martins dos |
First coorientator: | Sales, Nilva Lúcia Lombardi |
First member of the Committee: | Tavares Junior, Melchior José |
Second member of the Committee: | Ovigli, Daniel Fernandes Bovolenta |
Summary: | A formação do professor não se limita à sua formação inicial (título de graduação), sendo necessária construção contínua de conhecimentos e habilidades para sua prática docente (CARRASCOSA, 1996; FERREIRA; SANTOS, 2016). Nessa perspectiva, acredita-se que a formação continuada de professores pode ser uma boa aliada do professor para suprir as lacunas deixadas pela graduação. O intuito deste trabalho foi de compreender o processo de consolidação do programa de formação do Museu DICA, buscando evidenciar sua identidade, a fim deixar um registro que pudesse apoiar os formadores para os próximos cursos. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e o método de construção de dados utilizado foi a análise documental e entrevistas semiestruturadas (LÜDKE e ANDRÉ, 1986). A amostra foi composta por sete cursos realizados no período de 2011 a 2018 e nossa intenção foi investigar as potencialidades, fragilidades e desafios enfrentados por eles. Para facilitar nossas reflexões com relação aos sete cursos realizados no DICA, foram criadas as seguintes categorias de análise: (i) Estrutura do curso, (ii) Temática do curso, (iii) Recursos e Metodologias de ensino utilizadas e/ou discutidas nos cursos e (iv) Instrumentos de construção de dados. De maneira geral, percebemos que os cursos analisados trouxeram discussões variadas no que tange às metodologias, conteúdos e recursos didáticos e que as ações desenvolvidas ao decorrer dos encontros demonstraram contribuir com a formação dos professores participantes, a partir dos seus relatos extraídos nas análises documentais e apresentados neste trabalho. Após as reflexões realizadas, nos propusemos a construir o produto deste trabalho: DICAS do DICA: Caderno de Memórias do Programa de Formação Continuada do Museu DICA, a fim de apresentar as memórias dos cursos já realizados e promover um ambiente de diálogo com os futuros formadores. Neste caderno de memórias, preocupou-se em delinear a estrutura dos encontros, instrumentos de construção de dados estruturados e ferramentas de apoio que podem auxiliar na realização de ações futuras. Houve a oportunidade de testar alguns elementos desse produto no curso de formação de professores realizado no período de abril a junho de 2019 pelo Museu DICA em parceria com a UFTM chamado “Problematizando o ensino de física moderna: Radioatividade”. Esse teste ocorreu no intuito de proporcionar possíveis adequações e modificações aos instrumentos para serem incorporados no DICAS do DICA. Acreditamos que as reflexões e ações deste trabalho, as quais serão deixadas como documento de apoio para a equipe do Museu DICA, poderão impactar no programa de formação continuada do museu, de maneira positiva, podendo assim ampliar ainda mais o diálogo com o professor. |
Abstract: | Teacher education is not limited to their initial education (undergraduate degree), but it is necessary to continuously build knowledge and skills for their teaching practice (CARRASCOSA, 1996; FERREIRA; SANTOS, 2016). From this perspective, it is believed that continuing in-school training can be a good for the teacher to fill in the gaps left by graduation. The purpose of this work was to understand the process of consolidation of the training program of the Museum DICA, seeking to highlight its identity, in order to leave a record that could support the trainers for the next courses. This work is characterized as a qualitative research and the method of data construction used was document analysis and semi-structured interviews (LÜDKE and ANDRÉ, 1986). The sample consisted of seven courses conducted from 2011 to 2018 and the intention was to investigate the potentialities, weaknesses and challenges faced by them. To facilitate our reflections on the seven courses taken at DICA, the following categories of analysis were created: (i) The Course Structure, (ii) The Course Theme, (iii) Teaching Resources and Methodologies used and / or discussed in the courses and (iv) The Data Building Instruments. In general, it was noticed that the courses analyzed brought varied discussions, regarding methodologies, contents and didactic resources and that the actions developed during the meetings demonstrated to contribute to the formation of the participating teachers, based on their reports extracted from the documentary analysis and presented in this paper. After the reflections, it was set out to build the product of this work, THE DICA’S TIPS: Memories Book of the DICA Museum Continuing Education Program, in order to present the memories of the courses already taken and promote an environment of dialogue with the students, future trainers. In this memoir, it is concerned with outlining the structure of meetings, structured data-building instruments and supporting tools that can assist in carrying out future actions. The opportunity to test some elements of this product in the teacher training course occurred from April to June 2019 by the DICA Museum in partnership with UFTM called “Problematizing the teaching of modern physics: radioactivity”. This test occurred in order to provide possible adjustments and modifications to the instruments to be incorporated into The DICA’s Tips. The reflections and actions of this work will be left as a supporting document for the DICA Museum team and may impact the museum's continuing education program, in a positive way, thus expanding the dialogue with the teacher. |
Keywords: | Dialogicidade Formação Continuada Museus de Ciências Dialogicity Continuing Education Science Museums |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Subject: | Museus de ciência Educação permanente |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | ALVES, Sabrina Eleutério. Um olhar sobre o programa de formação continuada do Museu DICA: memória e identidade. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.140 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.140 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31331 |
Date of defense: | 21-Nov-2019 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OlharSobrePrograma.pdf | Dissertação | 3.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.