Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3380-5350 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta |
Título (s) alternativo (s): | Creative rearmonization from the style of Toninho Horta |
Autor: | Silva, Diego José |
Primer orientador: | Menezes Júnior, Carlos Roberto Ferreira |
Primer miembro de la banca: | Machado, André Campos |
Segundo miembro de la banca: | Lovisi, Daniel Menezes |
Resumen: | Este trabalho teve como objetivo compreender as características marcantes dos acordes e progressões harmônicas de Toninho Horta, excepcionais para a maioria dos violonistas, visando a organizar um conjunto de ferramentas voltadas para rearmonização criativa ao estilo do compositor. Para identificarmos as principais características desses acordes, realizamos análises harmônicas e melódicas das músicas “Beijo partido”, “Igreja do Pilar” e “Aquelas coisas todas”. Com base nas análises, identificamos os principais fatores que levam o violonista a alcançar a sonoridade desejada por diversos músicos em todo o mundo. A partir desses princípios, montamos uma tabela que ilustra a presença de tais fatores nas músicas escolhidas. Após essa ilustração, para melhor visualização, escolhemos duas músicas simples. Uma na tonalidade maior, “Atirei o pau no gato”; e outra de tonalidade menor, “Se essa rua fosse minha”, ambas folclóricas e de domínio público. Rearmonizamos as duas músicas aplicando a presença dos fatores ilustrados na tabela, buscando chegar o mais próximo possível da sonoridade harmônica de Toninho Horta. |
Abstract: | This work aimed to understand the striking characteristics of the chords and detrimental progressions by Toninho Horta, exceptional for most guitarists, Get together to organize a set of tools aimed at creative rearmonization in style of the composer. To identify the main characteristics of the chords, we performed analyzes harmonics and melodies of the songs “Beijo Partido”, “Igreja do Pilar” and “Those things all”. Based on the analysis, we identified the main factors that lead the guitarist to achieve the sound desired by several musicians around the world. From God principles, we set up a table that highlights the presence of such factors in the chosen choices. After this illustration, for better visualization, we chose two simple songs. One in the major key, “I threw the stick in the cat”; and another of a lower key, “If this street were mine ”, both folkloric and public domain. We rearmonished the two songs using the presence of the factors illustrated in the table, seeking to get as close as possible to the harmonic sound of Toninho Horta. |
Palabras clave: | Toninho Horta Harmonia Rearmonização Técnica violonística Música popular Acompanhamento violonístico Violão |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Diego Jose da. Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318 |
Fecha de defensa: | 19-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RearmonizaçãoCriativaPartir.pdf | TCC | 2.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.