Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31245
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Déborah Aparecida Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T12:54:07Z | - |
dc.date.available | 2021-02-10T12:54:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-15 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Déborah Aparecida Souza dos. Procedimento de otimização de rotas de inspeção em plantas industriais visando a minimização da dose de ruído. 2021. 103 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.30. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31245 | - |
dc.description.abstract | This thesis deals with the development of an optimization system to minimize the exposure of inspectors and lubricators to noise. It is known from the literature that continuous exposure to high levels of noise can cause overload in the heart, stress, fatigue and an increase in the number of accidents in a production line. It is necessary to develop acoustic solutions at an industrial level to minimize the occurrence of failures and accidents that can cost lives. The rules that regulate exposure allow an assessment of the degree of exposure and subsequent correction. Thus, the simulation of conditions of occupational exposure to noise was carried out by means of mathematical models implemented to act in a previous manner, minimizing the occurrence of PAIRO (Noise-Induced Hearing Loss). From the values of doses, TWA, Time Weighted Average and distances covered, it is possible to obtain a route in order to minimize exposure and avoid the occurrence of PAIRO by simultaneous optimization. There was a need to balance doses between employees. The Designation Problem was implemented, that is, with the routes obtained, an efficient allocation of employees to tasks was made. Thus, minimized and balanced doses were obtained. This model was applied to a real plant that will not be identified, for reasons of confidentiality. The method used was the PRV - Vehicle Routing Problem implemented through linear programming. After the optimization of the routes, as the doses were above the permitted values, the choice of the noise sources to be treated was optimized and an exposure reduction of approximately 67% was obtained and adequate doses were obtained. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Dosimetria | pt_BR |
dc.subject | Dosimetry | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.subject | Optimization | pt_BR |
dc.subject | PAIRO | pt_BR |
dc.subject | PAIRO | pt_BR |
dc.subject | Acústica | pt_BR |
dc.subject | Acoustics | pt_BR |
dc.title | Procedimento de otimização de rotas de inspeção em plantas industriais visando a minimização da dose de ruído | pt_BR |
dc.title.alternative | Procedure for optimizing inspection routes in industrial plants aiming to minimize noise dose | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Marcus Antônio Viana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9030389274220180 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8926391556195704 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teodoro, Elias Bitencourt | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5128428113794201 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lobato, Fran Sérgio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7640108116459444 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Magalhaes, Max de Castro | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0466940378902617 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5733104695614392 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese trata do desenvolvimento de um sistema de otimização para minimizar a exposição de inspetores e lubrificadores ao ruído. Sabe-se da literatura que a exposição contínua a altos níveis de ruido pode ocasionar sobrecarga no coração, estresse, fadiga e aumento na quantidade de acidentes numa linha de produção. Faz-se necessário o desenvolvimento de soluções acústicas a nível industrial para minimizar a ocorrência de falhas e acidentes que podem custar vidas. As normas que regulamentam a exposição permitem uma avaliação do grau de exposição e correção posterior. Assim, realizou-se a simulação de condições da exposição ocupacional ao ruído por meio de modelos matemáticos implementados para atuar de forma prévia minimizando a ocorrência da PAIRO (Perda Auditiva Induzida por Ruído). A partir dos valores das doses, TWA, Time Weighted Average e distâncias percorridas, pode-se obter uma rota de forma a minimizar a exposição e evitar a ocorrência da PAIRO pela otimização simultânea. Observou-se a necessidade do equilíbrio das doses entre os funcionários. Implementou-se o Problema de Designação, ou seja, com as rotas obtidas fez-se uma alocação eficiente dos funcionários às tarefas. Assim, obteve-se doses minimizadas e equilibradas. Este modelo foi aplicado em uma planta real que não será identificada, por motivos de confidencialidade. O método utilizado foi o PRV – Problema de Roteamento de Veículos implementado por meio da programação linear. Após a otimização das rotas, como as doses estavam acima dos valores permitidos otimizou-se a escolha das fontes de ruído a serem tratadas e obteve-se uma redução da exposição de aproximadamente 67% e doses adequadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 103 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.30 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 88549406 | - |
dc.crossref.doibatchid | d0147a28-4117-4afe-80e5-c53f50d2cef7 | - |
dc.subject.autorizado | Acústica | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Controle de ruído | pt_BR |
Appears in Collections: | TESE - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcedimentoOtimizacaoRotas.pdf | Tese | 2.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License