Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31237
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tecnologias, educação e recursos audiovisuais: proposta de produto para curadoria de conteúdos
Título(s) alternativo(s): Technologies, education and audiovisual: product proposal for content curation
Tecnologías, educación y recursos audiovisuales: propuesta de producto para la curación de contenidos
Autor(es): Oliveira, Lucas Augusto Ferreira
Primeiro orientador: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Primeiro membro da banca: Erthal, Ana Amélia
Segundo membro da banca: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Resumo: Graças ao desenvolvimento de novas ferramentas e métodos que tornaram as distâncias geográficas menos relevantes, a educação tem se transformado cada vez mais. Contudo, à medida em que os anos avançam, lecionar e fomentar o interesse dos alunos tem se tornado uma atividade cada vez mais complexa e desafiadora, uma vez que a quantidade de informações desorganizadas e fragmentadas que chegam aos jovens rivalizam na disputa com outras atividades cotidianas. Além disso, o consumo de mídia, seja por meio de plataformas de streaming, pela TV ou pela internet, tem aumentado dia após dia. Sendo assim, é importante compreender como a escola deve se reinventar e como os conteúdos midiáticos precisam ser encarados pelos educadores como formas válidas de construção do conhecimento. Este trabalho, além de fazer uma revisão de literatura sobre o uso do audiovisual na educação e sobre a curadoria de conteúdo, traz um plano de aplicação de produto de uma ferramenta digital que mescla conteúdos midiáticos e didáticos para serem utilizados por professores, inicialmente brasileiros, das redes pública e privada de ensino básico.
Abstract: Thanks to the development of new tools and methods that have made geographical distances less relevant, education has been increasingly transformed. However, as the years progress, teaching and fostering student interest has become an increasingly complex and challenging activity, as the amount of disorganized and fragmented information that reaches young people rivals in the dispute with other everyday activities. In addition, media consumption, whether through streaming platforms, TV or the Internet, has increased day by day. Therefore, it is important to understand how the school should reinvent itself and how media content needs to be seen by educators as valid ways of building knowledge. This work, in addition to reviewing the literature on the use of audiovisual in education and on content curation, brings a product application plan for a digital tool that mixes media and didactic content for use by teachers, initially Brazilian, public and private basic education networks.
Palavras-chave: Educação
Mídias
Audiovisual
Curadoria de conteúdo
Curadoria digital
Education
Media
Audiovisual
Content curation
Digital curation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Assunto: Curadoria
Recursos audiovisuais
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: OLIVEIRA, Lucas Augusto Ferreira. Tecnologias, educação e recursos audiovisuais: proposta de produto para curadoria de conteúdos. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.756.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.756
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31237
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecnologiasEducacaoRecursos.pdfDissertação12.96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.