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dc.creatorSilva, Lorraine Aparecida-
dc.date.accessioned2021-02-08T18:41:45Z-
dc.date.available2021-02-08T18:41:45Z-
dc.date.issued2018-09-21-
dc.identifier.citationSILVA, Lorraine Aparecida. Modelagem aeroviscoelástica de painéis sanduíches planos via método dos painéis - Uberlândia. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado en Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2357pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31229-
dc.description.abstractThe present work has as main objective the proposition of an aeroviscoelastic model of a sandwich panel of three layers, being a base layer, a viscoelastic layer and a constrained layer, in order to analyze the influence of viscoelastic damping treatment in the dynamic response of the system subjected to an unsteady flow. The aerodynamic loading will be calculated using the Doublet Lattice Method (DLM), which allows obtaining the matrix of aerodynamic forces (Q) in the frequency domain and is based on the theory of the assumed modes. In addition, the structural calculation will be performed independently using the finite element method (MEF) coupled with Kirchhoff thin plate theory for the elastic layers, and the Mindlin's theory combined with the fractional derivative model (MDF) for the viscoelastic layer. In the course of the work, the more usual methods for predicting the critical flutter velocity will be described, which together with the spline interpolation method allows coupling the aerodynamic and viscoelastic effects. Finally, the influence of the viscoelastic treatment on an already existing structure will be evaluated, as well as the influence of environmental and operational parameters on the critical flutter velocity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoublet Latticept_BR
dc.subjectAeroelasticidadept_BR
dc.subjectFlutterpt_BR
dc.subjectMateriais viscoelásticospt_BR
dc.subjectControle passivopt_BR
dc.subjectAeroelasticitypt_BR
dc.subjectViscoelastic materialspt_BR
dc.subjectPassive controlpt_BR
dc.titleModelagem Aeroviscoelástica de painéis sanduíches planos via método dos paineispt_BR
dc.title.alternativeProposition of an eroviscoelastic model of sandwich flat panels using the panels methodspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Marcos Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632660969306570pt_BR
dc.contributor.advisor2Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Antônio Marcos Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632660969306570pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee4Leite Ribeiro, Marcelo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2841688162409423pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1700170100558586pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo a modelagem aeroviscoelástica de um painel sanduíche de três camadas, sendo uma camada de base, uma camada viscoelástica e uma camada restringente, a fim de analisar a influência do tratamento viscoelástico na resposta dinâmica do sistema submetido a um carregamento não-estacionário. O carregamento aerodinâmico será modelado a partir do Método Doublet Lattice (DLM), que permite a obtenção da matriz de forças aerodinâmicas (Q) no domínio da frequência, sendo baseado na teoria dos modos assumidos. Além disso, o cálculo estrutural será realizado de forma independente utilizando o método dos elementos finitos aliado à teoria de placas finas de Kirchhoff para as camadas elásticas, e a teoria de Mindlin combinada com o modelo das derivadas fracionárias (MDF) para camada viscoelástica. No decorrer do trabalho, ainda serão descritos os principais métodos de predição da velocidade crítica de flutter, que em conjunto com o método de interpolação por splines permite realizar o acoplamento aerodinâmico e viscoelástico. Por fim, será avaliado a influência do tratamento viscoelástico em uma estrutura já existente, além da influência de parâmetros ambientais e operacionais na velocidade crítica de flutter do painel tratado viscoelasticamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration111pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2357pt_BR
dc.orcid.putcode88401107-
dc.crossref.doibatchidd0147a28-4117-4afe-80e5-c53f50d2cef7-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
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