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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31229
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Lorraine Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:41:45Z | - |
dc.date.available | 2021-02-08T18:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lorraine Aparecida. Modelagem aeroviscoelástica de painéis sanduíches planos via método dos painéis - Uberlândia. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado en Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2357 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31229 | - |
dc.description.abstract | The present work has as main objective the proposition of an aeroviscoelastic model of a sandwich panel of three layers, being a base layer, a viscoelastic layer and a constrained layer, in order to analyze the influence of viscoelastic damping treatment in the dynamic response of the system subjected to an unsteady flow. The aerodynamic loading will be calculated using the Doublet Lattice Method (DLM), which allows obtaining the matrix of aerodynamic forces (Q) in the frequency domain and is based on the theory of the assumed modes. In addition, the structural calculation will be performed independently using the finite element method (MEF) coupled with Kirchhoff thin plate theory for the elastic layers, and the Mindlin's theory combined with the fractional derivative model (MDF) for the viscoelastic layer. In the course of the work, the more usual methods for predicting the critical flutter velocity will be described, which together with the spline interpolation method allows coupling the aerodynamic and viscoelastic effects. Finally, the influence of the viscoelastic treatment on an already existing structure will be evaluated, as well as the influence of environmental and operational parameters on the critical flutter velocity. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Doublet Lattice | pt_BR |
dc.subject | Aeroelasticidade | pt_BR |
dc.subject | Flutter | pt_BR |
dc.subject | Materiais viscoelásticos | pt_BR |
dc.subject | Controle passivo | pt_BR |
dc.subject | Aeroelasticity | pt_BR |
dc.subject | Viscoelastic materials | pt_BR |
dc.subject | Passive control | pt_BR |
dc.title | Modelagem Aeroviscoelástica de painéis sanduíches planos via método dos paineis | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposition of an eroviscoelastic model of sandwich flat panels using the panels methods | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Antônio Marcos Gonçalves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0632660969306570 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Morais, Tobias Souza | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1662045974941011 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Antônio Marcos Gonçalves de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0632660969306570 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cavalini Junior, Aldemir Aparecido | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0387727577180664 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Leite Ribeiro, Marcelo | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2841688162409423 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1700170100558586 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como principal objetivo a modelagem aeroviscoelástica de um painel sanduíche de três camadas, sendo uma camada de base, uma camada viscoelástica e uma camada restringente, a fim de analisar a influência do tratamento viscoelástico na resposta dinâmica do sistema submetido a um carregamento não-estacionário. O carregamento aerodinâmico será modelado a partir do Método Doublet Lattice (DLM), que permite a obtenção da matriz de forças aerodinâmicas (Q) no domínio da frequência, sendo baseado na teoria dos modos assumidos. Além disso, o cálculo estrutural será realizado de forma independente utilizando o método dos elementos finitos aliado à teoria de placas finas de Kirchhoff para as camadas elásticas, e a teoria de Mindlin combinada com o modelo das derivadas fracionárias (MDF) para camada viscoelástica. No decorrer do trabalho, ainda serão descritos os principais métodos de predição da velocidade crítica de flutter, que em conjunto com o método de interpolação por splines permite realizar o acoplamento aerodinâmico e viscoelástico. Por fim, será avaliado a influência do tratamento viscoelástico em uma estrutura já existente, além da influência de parâmetros ambientais e operacionais na velocidade crítica de flutter do painel tratado viscoelasticamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 111 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2357 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 88401107 | - |
dc.crossref.doibatchid | d0147a28-4117-4afe-80e5-c53f50d2cef7 | - |
dc.subject.autorizado | Engenharia mecânica | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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