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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2022-11-22
Título: Análise e comparação das condições de inclusão, capacitação profissional e adaptação escolar para crianças classificadas com transtorno do espectro autista
Autor: Benati, Isabella Cruz
Goulart, Rafaela Ferreira
Primer orientador: Dionisio, Jadiane
Primer miembro de la banca: Kish, Marcos Seizo
Segundo miembro de la banca: Dornelas, Lilian de Fátima
Resumen: Introdução: As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) devem receber uma educação inclusiva eficiente e integral nas escolas. Objetivo: Verificar e comparar a inclusão escolar do autista em escolas pública e privada. Métodos: Foi realizado um estudo prospectivo, transversal, avaliativo, observacional e comparativo entre uma pública e uma privada, contendo seis alunos com suposto diagnóstico de TEA. Executado por dois pesquisadores treinados, aplicando a escala Childhood Autism Rating Scale (CARS) e três fichas estruturadas (FEs) sobre informações dos profissionais, dados pessoais dos pais e adaptação física das escolas, com duração de quinze minutos por aplicação. Resultados: Foi observado que todas as crianças apresentaram autismo diante a aplicação da CARS. A FE aplicada sobre as instituições escolares indicou se há ou não ajustes para a integração ideal das crianças autistas, com resultados propícios para a inserção das mesmas. A FE das professoras revelou que a média do tempo de profissão é maior na escola pública. Conclusão: foi possível identificar que há necessidade de investir mais na capacitação profissional para oferecer uma inclusão mais adequada das crianças autistas no meio escolar
Abstract: IIntroduction: Children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) should receive an efficient and comprehensive inclusive education in schools. Objective: To verify and compare autistic school inclusion in public and private schools. Methods: A prospective, cross-sectional, evaluative, observational and comparative study between a public and a private study, involving six students with supposed diagnosis of ASD. Executed by two trained researchers applying the Childhood Autism Rating Scale (CARS) scale and three structured fact sheets (FEs) on professional information, parental personal data and school physical adaptation, lasting 15 minutes per application. Results: It was observed that all children had autism before the application of CARS. EF applied to school institutions indicated whether or not there are adjustments for the ideal integration of autistic children, with favorable results for their insertion. The teachers' FE revealed that the average working time is higher in the public school. Conclusion: it was possible to identify that there is a need to invest more in professional training to offer a more adequate inclusion of autistic children in the school environment.
Palabras clave: Transtorno do Espectro Autista
Autism Spectrum Disorder
Inclusão educacional
Mainstreaming
Formação profissional
Professional Training
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BENATI, Isabella Cruz; GOULART, Rafaela Ferreira. Comparação das condições de inclusão, adaptação escolar e profissional para crianças com transtorno do espectro autista, 2019, 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31223
Fecha de defensa: 22-nov-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Fisioterapia

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