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dc.creatorOliveira, Fernando Kennedy Braga-
dc.date.accessioned2021-02-05T11:46:44Z-
dc.date.available2021-02-05T11:46:44Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernando Kennedy Braga. Arquitetura enquanto signo: três igrejas católicas de Oscar Niemeyer. 2020. 278 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.825.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31213-
dc.description.abstractThe meaning in architecture began to be investigated more intensively in the second half of the 20th century. During this period, facing the emergence of modernism and the idea of a strictly functionalist in architecture, some architects - in the light of communication and perception theories - argued that the senses, and meanings, are inherent in the architectural. These options still permeate the architectural environment in the 21st century. In this work, we investigate the senses of three Oscar Niemeyer’s churches: São Francisco de Assis Church (1940), Chapel of Nossa Senhora de Fátima (1958) and the Cathedral of Brasília (1958). For this, we divided the study into four parts: an investigation of the meaning in architecture through the theories of communication; the construction of procedures for reading architecture through the aspects of Peirce Semiotics signs; the presentation of tradition in Catholic churches; and the reading of the senses of those three churches of Niemeyer. Our analysis pointed out that the iconic aspects are the most predominant communicative phenomena of three churches of Niemeyer, and that their indexes and symbols are linked to tradition due to the movements between architects, clients and society in the construction and use of the churches.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectOscar Niemeyerpt_BR
dc.subjectIgrejas católicaspt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectSensept_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectCatholic churchespt_BR
dc.titleArquitetura enquanto signo: três igrejas católicas de Oscar Niemeyerpt_BR
dc.title.alternativeArchitecture as a sign: three catholic churches by Oscar Niemeyerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Borda, Luis Eduardo dos Santos-
dc.contributor.referee1Cunha, Claudia dos Reis e-
dc.contributor.referee2Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7438437286860208pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO sentido na arquitetura começou a ser investigado mais intensamente na segunda metade do século XX. Nesse período, frente à emergência do modernismo e da ideia de uma arquitetura estritamente funcionalista, alguns arquitetos - à luz das teorias da comunicação e da percepção - defendiam que os sentidos, e significados, são inerentes ao fenômeno arquitetônico. Essas discussões ainda permeiam o ambiente arquitetônico no século XXI. Neste trabalho, investigamos os sentidos de três igrejas de Oscar Niemeyer: a Igreja da Pampulha (1940), a Capela Nossa Senhora de Fátima (1958) e a Catedral de Brasília (1958). Para tanto, dividimos o estudo em quatro partes: uma investigação sobre o sentido na arquitetura através das teorias da comunicação; a construção de procedimentos de leitura da arquitetura através dos aspectos dos signos da Semiótica peirceana; a apresentação da tradição nas igrejas católicas; e a leitura dos sentidos daquelas três igrejas de Niemeyer. Nossa análise apontou que os aspectos icônicos são os fenômenos comunicativos mais autorais das três igrejas de Niemeyer, e que seus índices e símbolos são vinculados à tradição em função dos movimentos entre arquitetos, clientes e a sociedade na construção e uso das igrejas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration278pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::TEORIA DA ARQUITETURApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.825pt_BR
dc.orcid.putcode88217667-
dc.crossref.doibatchidca5e0471-bfa0-4510-bcbe-9f09af80e398-
dc.subject.autorizadoNiemeyer, Oscar, 1907-2012pt_BR
dc.subject.autorizadoSemióticapt_BR
dc.subject.autorizadoIgrejas católicas (Edifícios)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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