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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31199
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Políticas de formação continuada de professores em educação especial: contribuições e desafios para a região sudeste do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Policies for continuing education of teachers in special education: contributions and challenges for the southeastern region of Brazil |
Autor(es): | Teixeira, Marley Aparecida Duarte |
Primeiro orientador: | Silva, Lázara Cristina da |
Primeiro membro da banca: | Souza, Vilma Aparecida de |
Segundo membro da banca: | Santos, Cristiane da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado insere-se na linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Tem como tema as políticas públicas de formação continuada de professores para a educação especial. A pesquisa está vinculada a um projeto macro de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional – Gepepes. Foi realizada com o objetivo geral de analisar as contribuições do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos (AEE-Surdos), para a formação dos professores da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil, a partir das percepções dos cursistas. O curso ofertado pela UFU em nove edições no período de 2009 a 2015, por meio da modalidade de ensino a distância, é parte de ações de políticas públicas de formação continuada de professores para atuar nos processos de escolarização do público da educação especial. No aspecto metodológico, é um estudo de abordagem qualitativa, de natureza básica, e quanto aos procedimentos é uma pesquisa de abordagem descritiva. Para a análise dos dados empíricos, utilizamos como ferramenta metodológica a análise de conteúdo a partir das proposições de Bardin (2016). Estudos mostram que 1990 foi o marco para a discussão da educação inclusiva, e muitos direitos foram garantidos por meio de documentos publicados a partir dessa década, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9394/1996; Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva/2008; Decreto nº. 7611/2011, dentre outros documentos normativos. Com essas garantias legais, o contexto escolar vai se tornando cada vez mais aberto para o processo de inclusão de estudantes público da Educação Especial, demandando, assim, profissionais cada vez mais especializados para atuarem com esses estudantes, atendendo à sua especificidade. Assim, esta investigação contribuiu para a construção de subsídios para reflexões sobre as políticas públicas de formação continuada e apresentou parte dos resultados de um projeto de extensão, de abrangência nacional, desenvolvido e ofertado pela Universidade como meio de formação continuada a professores envolvidos e interessados em ampliar seus conhecimentos para atuar na Educação Especial. Os resultados da pesquisa apontam contribuições do curso no sentido de mudança de postura profissional, nos aspectos pedagógicos e nos aspectos conceituais, contribuições no sentido de valorização da carreira de alguns professores, e podemos dizer que o curso oportunizou novas reflexões e novas trocas de experiências. Nesse sentido, acreditamos que esta pesquisa tem contribuições positivas para a comunidade escolar, ao passo que contribui para o despertar de muitos professores para a busca de novos saberes e práticas educativas, colaborando para o fortalecimento de estudos que resultem em melhor formação dos profissionais da educação para a Educação Especial. |
Abstract: | This master's research is part of the research line State, Policy and Management in Education of the Graduate Program in Education, Faculty of Education, Federal University of Uberlândia - UFU. It has as its theme public policies for continuing education of teachers for special education. The research is linked to a macro research project by the Group of Studies and Political Research and Practices in Special Education and Educational Inclusion - Gepepes. It was carried out with the general objective of analyzing the contributions of the Specialization Course in Specialized Educational Assistance for Deaf Students (AEE-Deaf), for the training of public school teachers in the Southeast of Brazil, based on the perceptions of course participants. The course offered by UFU in ten editions from 2009 to 2015, through distance learning modality is part of public policy actions for continuing education of teachers to act in the schooling processes of the special education public. In the methodological aspect it is a study of qualitative approach, of basic nature, as for the procedures it is a research of descriptive approach. For the analysis of the empirical data, we used as a methodological tool the content analysis based on the propositions of Bardin (2016). Studies show that 1990 was the landmark for the discussion of inclusive education, and many rights were guaranteed through documents published from this decade on, such as the National Education Guidelines and Bases Law n. 9394/1996; National Special Education Policy from the perspective of inclusive education / 2008, Decree no. 7611/2011, among other normative documents, and with these legal guarantees, the school context is becoming more and more open to the process of inclusion of public students from Special Education, thus demanding increasingly specialized professionals to work with these students given its specificity. Thus, this investigation contributed to the construction of subsidies for reflections on public policies for continuing education and presents part of the results of an extension project, of national scope, developed and offered by the University, as a means of continuing education for the involved teachers, and interested in expanding their knowledge to work in Special Education. The research results point out the course's contributions towards changing professional posture, in pedagogical and conceptual aspects; contributions towards enhancing the career of some teachers, and we can say that the course provided new reflections and new exchanges of experiences. In this sense, we believe that this research has positive contributions to the school community, while it contributes to the awakening of many teachers to the search for new knowledge and educational practices, contributing to the strengthening of studies that result in better training of education professionals for Special Education. |
Palavras-chave: | Educação Especial Special Education Educação à Distância Distance Education Formação Continuada Continuing Education Políticas Públicas de Formação Continuada Public Policies for Continuing Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | TEIXEIRA, Marley Aparecida Duarte. Políticas de Formação Continuada de Professores em Educação Especial: Contribuições e Desafios para a Região Sudeste do Brasil. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3927 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3927 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31199 |
Data de defesa: | 18-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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