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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0249-2489
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Inferências sobre a inserção incremental de modelagem paramétrica no processo de projeto em arquitetura com abordagem biomimética: cognição e forma
Alternate title (s): Inferences on the incremental insertion of parametric modeling in the design process in architecture with a biomimetical approach: cognition and form
Author: Silva, Ágabo Carvalho
First Advisor: Araujo, André Luís de
First member of the Committee: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
Second member of the Committee: Lima, Fábio Ferreira de
Summary: O processo de projeto em arquitetura é considerado por muitos autores (FABRICIO e MOREIRA, 2011; KOWALTOWSKI et al. 2011) como algo complexo de ser compreendido e com variáveis difíceis de serem medidas do ponto de vista das decisões, tendo em vista as relações subjetivas frente a padrões e normas instituídas por procedimentos adotados no decorrer do tempo. Com o desenvolvimento de tecnologias digitais e as possibilidades de exploração projetual com abordagens mais integradas ao meio natural, especialmente no campo da arquitetura, desenvolveram-se novas formas de se projetar e conceber objetos, que até então, pela ausência de ferramentas adequadas, eram limitadas ou impensáveis. Neste contexto, destacam-se a utilização da modelagem paramétrica e a biomimética, como instrumentos capazes de dirigir uma inovação, sejam na proposição de novos processos criativos, sejam no controle de estruturas e informação documental de projeto. Entretanto, sua difusão de maneira mais ampla com a incorporação de processos híbridos, tem encontrado algumas dificuldades, haja vista a ausência de instrução computacional entre profissionais, além de uma ausência de epistemologia sobre o real potencial dos computadores enquanto ferramenta criativa (TERZIDIS, 2006). Esta ausência de um tratado sobre as capacidades e os enviesamentos produzidos pelo uso da computação pode ser entendida como uma lacuna ainda não completamente preenchida no Design Computacional, uma vez que não se tem clareza sobre os reais impactos para a prática de projeto. A presente pesquisa propõe uma abordagem qualitativa e experimental, a fim de elucidar questões específicas do processo de aprendizagem de projeto com uma experiência desenvolvida em duas etapas e com dois grupos diferentes. Combinou-se uma revisão de literatura dirigida e um experimento didático, que discute e compara aspectos correlacionados sobre o uso de estratégias tradicionais e digitais para projeto, sendo este último com ênfase em métodos que integrem arquitetura paramétrica e biomimética. Verificou-se que há uma propensão para a utilização híbrida (ferramentas manuais e digitais) das ferramentas de suporte ao projeto, e que a modelagem paramétrica se mostrou um importante recurso de apoio na proposição de alternativas ou soluções diferentes se considerado o aspecto formal. As barreiras cognitivas em relação à limitação de expressão e representação para o processo de projeto, foi uma variante que se mostrou desafiante do ponto de vista de implementação, seja pelo contexto de formação, seja pelo contexto de prática profissional. Todavia, com perspectivas promissoras para na melhoria e na inovação em processos criativos, se evidenciando como uma área com necessidade de mais investigações.
Abstract: The design process in architecture is considered by many authors (FABRICIO and MOREIRA, 2011; KOWALTOWSKI et al. 2011) as something complex to be understood and with variables that are difficult to measure from the point of view of decisions, in view of subjective relations against standards and norms instituted by procedures adopted over time. With the development of digital technologies and the possibilities of design exploration with more integrated approaches to the natural environment, especially in the field of architecture, new ways of designing and conceiving objects were developed, which until then, due to the lack of adequate tools, were limited or unthinkable. In this context, we highlight the use of parametric modeling and biomimetics, as instruments capable of driving an innovation, whether in proposing new creative processes, or in the control of structures and documentary design information. However, its wider dissemination with the incorporation of hybrid processes, has encountered some difficulties, given the lack of computational instruction among professionals, in addition to an absence of epistemology about the real potential of computers as a creative tool (TERZIDIS, 2006) . This absence of a treaty on the capacities and biases produced by the use of computing can be understood as a gap not yet completely filled in Computational Design, since there is no clarity about the real impacts for the design practice. This research proposes a qualitative and experimental approach, in order to elucidate specific questions of the project learning process with an experience developed in two stages and with two different groups. A directed literature review and a didactic experiment were combined, which discusses and compares correlated aspects about the use of traditional and digital design strategies, the latter with an emphasis on methods that integrate parametric and biomimetic architecture. It was found that there is a propensity for the hybrid use (manual and digital tools) of the tools to support the project, and that parametric modeling proved to be an important support resource in proposing different alternatives or solutions if considering the formal aspect. The cognitive barriers in relation to the limitation of expression and representation for the design process, was a variant that proved challenging from the point of view of implementation, either by the context of training, or by the context of professional practice. However, with promising prospects for improvement and innovation in creative processes, showing itself as an area in need of further investigation.
Keywords: Processo de Projeto
Modelagem Paramétrica
Biomimética
Ensino de Arquitetura
Design Process
Parametric Modeling
Biomimetics
Architecture Teaching
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Subject: Arquitetura - Projetos e plantas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Quote: SILVA, Ágabo Carvalho. Inferências sobre a inserção incremental de modelagem paramétrica no processo de projeto em arquitetura com abordagem biomimética: cognição e forma. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.824
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.824
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31163
Date of defense: 12-Nov-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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