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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31149
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5067-5044 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Métodos de cálculo para análises na engenharia civil: roteiro de cálculo com abrangência interdisciplinar |
Título(s) alternativo(s): | Calculation methods for analysis in civil engineering: calculation guide with interdisciplinary scope |
Autor(es): | Bueno, Guilherme Cavallari |
Primeiro orientador: | Pereira, Carlos Eugênio |
Primeiro membro da banca: | Guterres, Paulo Roberto Cabana |
Segundo membro da banca: | Agustini, Edson |
Resumo: | Este trabalho visa a estabelecer um roteiro de cálculo com abrangência interdisciplinar na Engenharia Civil, sendo vinculado aos seguintes itens: estudo investigativo para a elaboração de um método que permita a análise de bacias hidrográficas de uma mesma região e a comparação entre elas. O método possui como fundamento principal o fato de bacias cujo formato se aproxima de um círculo serem mais propensas a conter áreas de enchentes. Desta forma, deseja-se quantificar a proximidade entre a bacia e uma circunferência de raio calculado. A conclusão é um comparativo entre as elipses de aproximação de cada uma das bacias e aquela correspondente à bacia principal (maior), algo que é feito através de cálculos, os quais são capazes de fornecer resultados classificadores de cada bacia como dentro, fora ou na média; estudo investigativo para a elaboração de um método que permita a análise de componentes de uma mesma estrutura e a comparação entre eles. O método possui como fundamento principal o conceito de elipse central de inércia, com um roteiro extremamente similar ao descrito anteriormente, porém agora para se compararem as elipses correspondentes a cada elemento estrutural com aquela do elemento sob maiores esforços; desenvolvimento de um roteiro de cálculo de simples compreensão para se medirem as variações das curvas das funções usualmente empregadas na Engenharia de Transportes. Os cálculos a serem desenvolvidos consistem na mensuração as variações da curva entre seus pontos, desde que se tome um deles como referência. Para este desenvolvimento, tomar-se-á o primeiro ponto como a referência, de modo a se tornar possível a varredura do comportamento da função a partir do início de sua construção. Serão então aferidas as variações angulares entre as retas tangentes à curva no primeiro ponto e em todos os demais pontos, motivação para a qual o roteiro será desenvolvido; o trabalho quantitativo com ensaios de laboratório, que estão sujeitos a erros sistemáticos e aleatórios que levam à dispersão de resultados. Na engenharia civil, a avaliação de ajustes de funções matemáticas a dados experimentais é frequentemente feita por meio do coeficiente de correlação, mas sem que se verifiquem os valores dispersos. Deste modo, o método visa a estipular um fator limite de tolerância, para que se possam identificar os pontos críticos. A partir destes dados, o usuário terá um critério objetivo de análise e um processo iterativo para a repetição dos ensaios nos pontos necessários, de modo a se elevar a precisão dos resultados. Este método pode ser usado em áreas como a Geotecnia, onde linhas de tendência são usadas rotineiramente para interpretação de dados dos ensaios de laboratório. Resultados de ensaios de limite de liquidez e compactação foram usados para exemplificar a aplicação do método, que se mostrou promissor; a aplicação do roteiro citado no item anterior se dará ao processo investigativo a respeito do problema estrutural da rotação de vigas pré-moldadas de concreto quando de seu içamento. |
Abstract: | This job has like its objective to establish a calculation method with multiple comprehension in Civil Engineering, being linked to the following items: investigative study to create a method which is able to execute the analysis of the hydrographic basins inside the same region and the comparison between them. The method’s bases are the fact that basins that are closer in format to circles are more likely to include flooding areas. This way, the established method has the purpose to determine de proximity degree between the ellipse that is close to the basin’s form and a specific circumference which radius is calculated. The final classification is about a comparison between the approximation ellipses of each basin and that one referring to the main basin (the biggest one), something that is done by the use of calculation, that is capable of giving classifying results for each basin like in, out or equal the average; investigative study to create a method which is able to execute the analysis of the elements of the same structure and the comparison between them. The method’s main bases are the concept of central ellipse of inertia, with a calculation process that is close to the one described above, but now focused on the comparison between the ellipses of structural elements and the one of the element under the biggest efforts; development of a calculation method’s which is simple to understand, focusing on the measurement process of the function’s lines commonly used in the Transportation Engineering. The calculations that will be developed are basically related to the measurement of the function’s variations between their points, since one of them is taken like the reference. For this development, the first point is going to be taken like the reference, leading the line’s behavior analysis since its construction’s beginning to become possible. The angle variations between the straight lines that are tangent to the function’s line in its first point and in all the other ones, motivation for what the method is going to be developed; the quantitative work with laboratory tests, that are subjected to systematic and random errors that lead to the dispersion of results. In Civil Engineering, the evaluation of fitting mathematical functions to experimental data is frequently made by correlation coefficients, but without verifying the disperse values. Therefore, the method intends to set a tolerance factor, so the critic points can be identified, leading the user to have an objective and iterative process to remake the laboratory tests according to the required points, improving the results. This method can be in areas such as the Geotechnical Engineering, where trend lines are commonly used to interpret the results of laboratory tests. Results of liquidity limit and soil compaction tests were used to exemplify the application of the method, which was shown promising; the method referenced in the item above is going to be used to develop the investigative process about the structural problem of the rotation of precast concrete beams when they are lifted. |
Palavras-chave: | Bacias hidrográficas Ensaios de laboratório Estrutura. roteiro de cálculo Transportes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICA::HIDROLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BUENO, Guilherme Cavallari. Métodos de cálculo para análises na engenharia civil: roteiro de cálculo com abrangência interdisciplinar. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31149 |
Data de defesa: | 1-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Civil |
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