Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31141
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0979-2046
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Atividade de inseticidas sobre a Broca-do-café Hypothenemus hampei (Ferrari, 1867) (Coleoptera: Curculionidae) em laboratório
Autor(es): Castro, Isabel Dias
Primeiro orientador: Celoto, Fernando Juari
Resumo: A broca-do-café Hypothenemus hampei (Ferrari, 1867) (Coleoptera: Curculionidae) é de suma importância na cafeicultura afetando diretamente o rendimento e a qualidade do produto final pelos danos causados pelo inseto. A aplicação de inseticidas é o método de controle mais utilizado por produtores de café. O endosulfan foi o inseticida mais utilizado para o controle da broca, sendo banido no ano de 2013 por apresentar alta toxicidade. Nesse sentido, houve a necessidade de novos estudos com outros inseticidas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de inseticidas em aplicação tópica, na mortalidade e o efeito na reprodução de H. hampei em laboratório. Os tratamentos foram: Testemunha, Trebon 100 SC (i.a.: etofenproxi) nas doses de 1,5, 2,0 e 2,5 L p.c./ha, Lorsban 480 BR (i.a.: clorpirifós), Benevia (i.a.: ciantraniliporle) e Fugimite (i.a.: fenpyroximate) todos na dose de 1,5 L p.c./ha. Cada parcela constou de uma placa de Petri de 10cm de diâmetro, forrada com papel de filtro. O experimento seguiu delineamento inteiramente casualizado, com seis repetições. Foi utilizado frutos em estágio grão verde, coletados na Fazenda Campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia, em área sem aplicação de inseticidas. Após a coleta foram lavados em água corrente e deixados para secagem em temperatura ambiente. Em seguida, foi acondicionado 10 frutos e 10 fêmeas ativas por placa de Petri e realizado pulverização, utilizando-se um pulverizador manual, na proporção de 400 L/ha. Foi avaliado a mortalidade e número de frutos broqueados até o sétimo dia após a aplicação. Aos 15 dias após a aplicação, os frutos broqueados foram dissecados para contagem do número de ovos e larvas vivas. Os inseticidas apresentaram efeitos em relação à mortalidade, se diferindo da testemunha a partir do terceiro dia após a aplicação, exceto o tratamento com Fugimite. Quanto aos efeitos na reprodução, os inseticidas apresentaram médias superiores a 80% de redução no número de ovos e larvas, com exceção do Fugimite que teve uma média de 36% de redução. Portanto, conclui-se que os inseticidas apresentaram resultados satisfatórios em relação à mortalidade, ataque de frutos e diminuição na capacidade reprodutiva do inseto em laboratório, com exceção do inseticida Fugimite.
Palavras-chave: Coffea arabica
Controle químico
MIP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CASTRO, Isabel Dias. Atividade de inseticidas sobre a Broca-do-Café Hypothenemus hampei (Ferrari, 1867) (Coleoptera: Curculionidae) em laboratório. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31141
Data de defesa: 12-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtividadeInseticidaBroca.pdfTCC1.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons