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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9669-5948
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mobile Learning: contribuições para o estudo de funções na formação do professor de matemática
Título (s) alternativo (s): Mobile Learning: contributions to the function study mathematics teacher training
Autor: Teixeira, Emerson Santos
Primer orientador: Marim, Vlademir
Primer miembro de la banca: Victer, Eline das Flores
Segundo miembro de la banca: Nunes, Klivia de Cassia Silva
Resumen: Atualmente, percebemos o quanto é onipresente celulares, smartphones, tablets e notebooks no ambiente escolar. Temos então, o desafio de elencar conceitos e abordagens trazidos pelo Mobile Learning que podem potencializar o processo de ensino. O Mobile Learning conceitua-se na aquisição de conhecimento e de informação dos dispositivos móveis, em qualquer lugar, a qualquer hora, resultando em uma alteração de comportamento. Desta forma, direcionamos a seguinte pergunta diretriz que norteia este trabalho: De que maneira o Mobile Learning pode contribuir na formação do professor de matemática acerca do estudo de funções? Assim, esta dissertação tem como objetivo geral analisar as contribuições do Mobile Learning na formação de professores de Matemática, considerando o conteúdo de funções nas produções científico-acadêmicas (dissertações) publicadas no período de 2014 a 2018, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, como objetivos específicos, propõe-se: (1) identificar as contribuições que a aprendizagem móvel trazem na formação do professor; (2) especificar as contribuições do uso dos dispositivos móveis no processo de ensino das funções; (3) compreender o currículo base comum do ensino médio referente à proposta de funções; (4) investigar as contribuições, bem como as dificuldades encontradas no processo de formação de professores; (5) prospectar a formação docente em relação ao Mobile Learning por meio do produto educacional; e (6) validar o produto educacional por meio do estudo, reflexão e interação com os professores pesquisados. A metodologia utilizada foi o Estado da Arte, que trata de uma investigação no qual o pesquisador propõe discutir e analisar a produção acumulada de certa área do conhecimento. Assim, utilizando as palavras-chave como Mobile Learning, funções, formação de professores, tecnologias móveis e celulares no banco de dados da CAPES, selecionamos oito dissertações que estavam em sinergia com a nossa proposta de pesquisa. Construímos três eixos norteadores que ofereceram embasamento para a análise dos dados, são eles: (1) referenciais teóricos apontados para a aprendizagem móvel na formação docente; (2) práticas pedagógicas sugeridas para aprendizagem móvel e formação docente; e (3) propostas para o aperfeiçoamento envolvendo aprendizagem móvel e formação docente. Como produto, desenvolveu-se um Guia Prático intitulado de Mobile Learning: estudo de funções na formação do professor de matemática, que tem o intuito de roborar a formação docente nesta temática. A apreciação sobre a pertinência e a utilidade deste guia, foi validada pelo método quanti-qualitativo de um questionário aplicado no processo de formação de um grupo de 25 professores. Podemos vislumbrar nas conclusões, práticas e propostas pedagógicas que nos dão discernimento da potencialidade que a aprendizagem móvel oferece. Entre elas estão os aplicativos voltados para o ensino de funções, sequências didáticas, oficinas, utilização de jogos e o uso da programação. Certo da importância desse aparato tecnológico, da facilidade de acesso e da necessidade da formação continuada, o Mobile Learning se apresenta como uma promissora ferramenta na formação docente, podendo auxiliar o professor na inovação de suas aulas e melhorar o desempenho escolar dos alunos nas aulas de matemática.
Abstract: Currently, we realize how ubiquitous cell phones, smartphones, tablets and notebooks are in the school environment. We then have the challenge of listing concepts and approaches brought by Mobile Learning that can enhance the teaching process. Mobile Learning is conceptualized in the acquisition of knowledge and information from mobile devices, anywhere, anytime, resulting in a change in behavior. Thus, we address the following guiding question that guides this work: How can Mobile Learning contribute to the formation of the mathematics teacher about the study of functions? Thus, this dissertation has the general objective of analyzing the contributions of Mobile Learning in the formation of Mathematics teachers, considering the content of functions in scientific-academic productions (dissertations) published in the period from 2014 to 2018, in the database of the Coordination for Improvement Higher Education Personnel (CAPES). Therefore, as specific objectives, it is proposed: (1) to identify the contributions that mobile learning brings to teacher education; (2) specify the contributions of the use of mobile devices in the process of teaching functions; (3) understand the common basic high school curriculum related to the job proposal; (4) investigate the contributions, as well as the difficulties encountered in the teacher training process; (5) prospecting teacher training in relation to Mobile Learning through the educational product; and (6) validating the educational product through study, reflection and interaction with the teachers surveyed. The methodology used was the State of the Art, which deals with an investigation in which the researcher proposes to discuss and analyze the accumulated production of a certain area of knowledge. Thus, using keywords such as Mobile Learning, functions, teacher training, mobile and cellular technologies in the CAPES database, we selected 8 dissertations that were in synergy with our research proposal. We built three guiding axes that provided a basis for data analysis, they are: (1) theoretical references aimed at mobile learning in teacher education; (2) pedagogical practices suggested for mobile learning and teacher training; and (3) proposals for improvement involving mobile learning and teacher training. As a product, a Practical Guide entitled Mobile Learning was developed: study of functions in the formation of the mathematics teacher, which aims to strengthen the teacher training in this subject. The assessment of the relevance and usefulness of this guide was validated by the quantitative-qualitative method of a questionnaire applied in the process of training a group of 25 teachers. We can glimpse the conclusions, practices and pedagogical proposals that give us insight into the potential that mobile learning offers. Among them are applications aimed at teaching functions, didactic sequences, workshops, using games and using programming. Certain of the importance of this technological apparatus, the ease of access and the need for continuing education, Mobile Learning presents itself as a promising tool in teacher education, being able to assist the teacher in the innovation of his classes and improve the students' school performance in teaching classes mathematics.
Palabras clave: Dispositivos Móveis
Formação Docente
Funções
Estado da Arte
Mobile Devices
Teacher Education
Functions
State of Art
Dispositivos Moviles
Educacion de Maestros
Funciones
Estado del Arte
Ciência
Estudo Ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tema: Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: TEIXEIRA, Emerson Santos. Mobile Learning: contribuições para o estudo de funções na formação do professor de matemática. 2020. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.717
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.717
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31125
Fecha de defensa: 30-oct-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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