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dc.creatorBernardes, Marina Nobre-
dc.date.accessioned2021-01-20T17:28:49Z-
dc.date.available2021-01-20T17:28:49Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationBERNARDES, Marina Nobre. A reestruturação mercadológica do turismo: influência das plataformas de economia colaborativa. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31112-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAirbnbpt_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectInfluências mercadológicaspt_BR
dc.titleA reestruturação mercadológica do turismo: influência das plataformas de economia colaborativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Takimura, Miriam Tiemi Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825486223119687pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA busca da população em vivenciar experiências junto a visitação de uma localidade, representa uma relevante tendência no setor do turismo, sendo o turismo em massa uma prática cada vez menos adotada pelos viajantes. Associado a isso, o desenvolvimento da tecnologia permite com que a comunicação e as práticas de compartilhamento sejam estabelecidas entre a população, sendo a internet um facilitador mediante a esse cenário. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo buscou compreender a influência das plataformas de economia colaborativa na reestruturação mercadológica, sendo analisado especificamente a influência da plataforma de compartilhamento de hospedagens Airbnb, junto ao setor do turismo. Para tanto foi realizada uma análise bibliográfica das principais pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2019 e 2020, chegando-se a um total de 90 artigos que após lidos e classificados por seus objetivos permitiu um refinamento em nove estudos com objetivos similares ao apresentado nesta pesquisa. Os principais resultados destacam que o surgimento da economia colaborativa é associado ao avanço da tecnologia, o desenvolvimento da economia, as mudanças no comportamento dos consumidores e as transformações climáticas associadas à escassez de recursos. Em relação a influência do Airbnb junto ao mercado, foi identificado o impacto financeiro no setor, sendo respectiva plataforma classificada como relevante concorrente junto às empresas dos mercados tradicionais. Além disso, o estudo identificou pouca adaptação destas empresas frente às plataformas digitais, sendo o uso de estratégias ao combate a plataforma de hospedagens uma prática pouco desenvolvida. Os pontos limitantes da pesquisa foram resumidos mediante a expressiva quantidade de artigos que não apresentavam o mesmo foco da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode87225906-
Appears in Collections:TCC - Administração

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