Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31112
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0261-7093
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A reestruturação mercadológica do turismo: influência das plataformas de economia colaborativa
Author: Bernardes, Marina Nobre
First Advisor: Takimura, Miriam Tiemi Oliveira
Summary: A busca da população em vivenciar experiências junto a visitação de uma localidade, representa uma relevante tendência no setor do turismo, sendo o turismo em massa uma prática cada vez menos adotada pelos viajantes. Associado a isso, o desenvolvimento da tecnologia permite com que a comunicação e as práticas de compartilhamento sejam estabelecidas entre a população, sendo a internet um facilitador mediante a esse cenário. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo buscou compreender a influência das plataformas de economia colaborativa na reestruturação mercadológica, sendo analisado especificamente a influência da plataforma de compartilhamento de hospedagens Airbnb, junto ao setor do turismo. Para tanto foi realizada uma análise bibliográfica das principais pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2019 e 2020, chegando-se a um total de 90 artigos que após lidos e classificados por seus objetivos permitiu um refinamento em nove estudos com objetivos similares ao apresentado nesta pesquisa. Os principais resultados destacam que o surgimento da economia colaborativa é associado ao avanço da tecnologia, o desenvolvimento da economia, as mudanças no comportamento dos consumidores e as transformações climáticas associadas à escassez de recursos. Em relação a influência do Airbnb junto ao mercado, foi identificado o impacto financeiro no setor, sendo respectiva plataforma classificada como relevante concorrente junto às empresas dos mercados tradicionais. Além disso, o estudo identificou pouca adaptação destas empresas frente às plataformas digitais, sendo o uso de estratégias ao combate a plataforma de hospedagens uma prática pouco desenvolvida. Os pontos limitantes da pesquisa foram resumidos mediante a expressiva quantidade de artigos que não apresentavam o mesmo foco da pesquisa.
Keywords: Airbnb
Economia compartilhada
Influências mercadológicas
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BERNARDES, Marina Nobre. A reestruturação mercadológica do turismo: influência das plataformas de economia colaborativa. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31112
Date of defense: 21-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AReestruturaçãoMercadológica.pdf711.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.