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dc.creatorZufelato, Guilherme de Souza-
dc.date.accessioned2021-01-19T11:30:35Z-
dc.date.available2021-01-19T11:30:35Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationZUFELATO, Guilherme de Souza. As formas do sensível na história: às voltas com Jean-Claude Bernardet e seus efeitos de estilo. 2020. 184 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31082-
dc.description.abstractThis thesis work in history seeks to investigate, in a first moment of reflection, a series of questions, which were raised in the melee with the sources of work, related, above all, to the historical and subjective processes of the formation of a trajectory , by Jean-Claude Bernardet (1936), as a critic and essayist who became a historian of Brazilian cinema. Secondly, this thesis has, as a horizon of questioning, a fact of reality that are the conversations established with filmmakers, by Jean-Claude Bernardet, throughout its existence, mainly as a critic and essayist of Brazilian cinema. For decades, Bernardet wrote and published his critiques and essays on national cinema, having, deep down, a concern to directly impact filmmakers at the very moment of the creative process of filmmaking. This, without a doubt, because of several factors, such as sociability circles, was an act that really produced effects of style, or at least this became evident, as this investigation was being elaborated. The hypothesis is that, based on and inspired a theory of the subject of psychoanalysis of Lacanian orientation, it was possible to demonstrate how these style effects, provoked by Bernardet's words, can be probed in the correspondences recorded with some filmmakers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJean-Claude Bernardetpt_BR
dc.subjectHistória do Cinema Brasileiropt_BR
dc.subjectHistória e Psicanálisept_BR
dc.subjectJacques-Lacanpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectHistory of Brazilian Cinemapt_BR
dc.subjectHistory and Psychoanalysispt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.titleAs formas do sensível na história: às voltas com Jean-Claude Bernardet e seus efeitos de estilopt_BR
dc.title.alternativeThe forms of the sensitive in history: grappling with Jean-Claude Bernardet and his style effectspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887520444879981pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Sirley Cristina-
dc.contributor.referee2Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee3Duarte, André Luis Bertelli-
dc.contributor.referee4Carvalho, Jailson Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584587094920896pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de tese em história busca investigar, em um primeiro momento de reflexão, a uma série de questões, que foram sendo suscitadas no corpo a corpo com as fontes de trabalho, relacionadas, sobretudo, aos processos históricos e subjetivos da formação de uma trajetória, por Jean-Claude Bernardet (1936), como crítico e ensaísta que se fez historiador do cinema brasileiro. Já em um segundo momento, esta tese tem, como horizonte de questionamentos, um dado de realidade que são as conversas estabelecidas com cineastas, por Jean-Claude Bernardet, ao longo de sua existência, principalmente, como crítico e ensaísta do cinema brasileiro. Por décadas, Bernardet escreveu e publicou suas críticas e seus ensaios sobre o cinema nacional, tendo, no fundo, a preocupação de impactar diretamente aos cineastas no instante mesmo do processo criativo da realização cinematográfica. Isso, sem sombra de dúvidas, por causa de vários fatores, como os círculos de sociabilidade, foi um ato que realmente produziu efeitos de estilo, ou pelo menos isso foi ficando evidente, conforme esta investigação foi sendo elaborada. A hipótese é a de que, tomando como base e inspiração uma teoria do sujeito da psicanálise de orientação lacaniana, tenha sido possível demonstrar como esses efeitos de estilo, provocados pelas palavras de Bernardet, podem ser sondados nas correspondências registradas com alguns cineastas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration184pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3020pt_BR
dc.orcid.putcode87156058-
dc.crossref.doibatchiddb0c9b73-7630-4910-92c6-a10433c01cb6-
dc.subject.autorizadoCinema brasileiropt_BR
dc.subject.autorizadoBernardet, Jean-Claude, 1936-pt_BR
dc.subject.autorizadoPsicanálise e históriapt_BR
Appears in Collections:TESE - História

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