Publicação:
Classificação de documentos científicos usando modelos de Recuperação da Informação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

Mecanismos de buscas como Google Scholar e Microsoft Academic, tidos como clássicos, apresentam uma deficiência ao classificar os resultados, utilizando-se de vários fatores externos aos conteúdos dos documentos, o que leva a uma classificação de resultados não interessante ao usuário. Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de criar uma aplicação que classifique por relevância uma coleção de documentos de um repositório, em formato PDF ou TXT. O processo proposto extrai o conteúdo textual dos documentos, aplica várias técnicas de pré-processamento de Recuperação de Informação, modela na estrutura Bag of Words, aplica o modelo Vetorial com as métricas TF e IDF. A esta aplicação foi adicionado um dicionário de sinônimos a ser preenchido pelo usuário. No momento das buscas a aplicação expande a busca baseada no dicionário. Esta aplicação não considera os fatores externos ao conteúdo dos documentos e busca reduzir o tempo de pesquisa dos usuários por meio de uma classificação mais eficiente. Os resultados obtidos indicam que se alcançou o objetivo.

Abstract

Palavras-chave

Recuperação da informação, Modelo de espaço vetorial, Mecanismos de busca, Expansão de consulta, Tempo de analise de documentos

Citação

HESPANHOLO, Richard Mateus. Classificação de documentos científicos usando modelos de Recuperação da Informação. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2020.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto