Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31048
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3471-1532
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A representação do tempo vivido e praticado na vida dos estudantes na alfabetização/EJA: um estudo etnomatemático
Alternate title (s): The representation of the time lived and practiced in the lives of students in literacy / EJA: an ethnomathematical study
Author: Pereira, Valesca Corrêa
First Advisor: Oliveira, Cristiane Coppe de
First member of the Committee: Pompeu, Carla Cristina
Second member of the Committee: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Summary: A presente pesquisa versa sobre a noção de tempo matemático na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como possibilidade de valorização das experiências dos estudantes. Essa escolha pelo tema decorreu do fato de que, como professora dessa modalidade de ensino, a pesquisadora ter vivenciado as várias nuances que envolvem o aprender-ensinar esse conceito matemático. De caráter qualitativo, a pesquisa apresenta como suporte reflexivo as experiências da pesquisadora como professora da EJA em uma escola pública de Ituiutaba, município localizado no Pontal do Triângulo Mineiro, e as metodologias por ela utilizadas no ensino da matemática no 1º Segmento do Ensino Fundamental (Alfabetização), justamente pelo fato de perceber que a Etnomatemática é suporte técnico significativo capaz de explicar, conhecer e entender os fenômenos naturais nos diversos contextos culturais. A análise partiu da caracterização do perfil dos estudantes, da identificação dos conhecimentos prévios e das experiências socioculturais compartilhadas por eles durante as atividades desenvolvidas acerca do tema. O processo teve como desencadeador a construção de um calendário cultural pelos estudantes. O produto educacional desenvolvido como parte desta dissertação trata-se de uma proposta didática que culminou na elaboração de um jogo pedagógico intitulado “ItuiuTempo”. O jogo aborda os principais aspectos culturais do município de Ituiutaba-MG e pode ser utilizado como auxiliar do processo de aprendizagem na alfabetização na EJA, despertando nos estudantes a compreensão de como suas histórias de vida e suas recordações sobre a cultura local são desencadeadoras do entendimento da noção de tempo na matemática. A confecção do referido calendário cultural pelos estudantes possibilitou o uso de habilidades cognitivas que os levaram à compreensão de sua realidade sociocultural, associado à efetivação dos saberes escolares para o entendimento da realidade matemática. Pode-se perceber a dificuldade deles em compreender essa dinâmica quando vista pela lógica da concepção tradicional de mensuração pelas horas, minutos e segundos. Ademais, quando incitados a utilizarem exemplos práticos da vida cultural da cidade, os estudantes foram capazes de correlacionar práticas culturais ao conceito trabalhado, demonstrando capacidade de compreensão e entendimento lógico sobre o tema.
Abstract: The present research regards the mathematical notion of time in the Education of Elderly and Young People (EJA) as a possibility of valorization of students experiences. This choice of theme occurred due to the fact that, as a teacher of this modality, the researcher being experience several nuances which involve the learning and teaching of this mathematical concept. With a qualitative character, this research presents, as a reflexive support, the researcher’s experiences as a EJA teacher in a public school in Ituiutaba, a municipality located in the region Pontal do Triangulo Mineiro, and the methodologies she used to teach math in the First Segment of Elementary School (Alphabetization), precisely because it realizes that Ethnomathematics is a significant technical support capable of explaining, knowing and understanding natural phenomena, in different cultural contexts. The analysis began with the characterizing of student profiles. Identification of previous knowledge and sociocultural experiences shared by them during the activities developed about the theme. The process was set in motion by the construction of a cultural calendar by the students. The educational product developed as part of this dissertation regards a didactic proposal which culminated in the elaboration of a pedagogical game called “ItuiuTempo”. The game approaches the main cultural aspects of the municipality of Ituiutaba-MG and can be used as facilitator for the learning process in alphabetizing at EJA, arising in the students the comprehension of how their life stories and their memories about the local culture may unlock the understanding of time notion in mathematics. The production of the given cultural calendar by the students allowed the use of cognitive skills which made them comprehend their sociocultural realities, associated with the validation of school knowledge to understand the mathematical reality. It is noticeable that their difficult in comprehending this dynamic when seen through the logic of the traditional conception of measuring hours, minutes and seconds. Moreover, when incited to use practical examples of the city cultural life, the students were able to correlate cultural practices to the worked concept, demonstrating comprehension capacity and logical understanding regarding the theme.
Keywords: Etnomatemática
Etnomathematics
Alfabetização de adultos
Alphabetization of adults
Experiências de vida
Life experiences
Cultura local
Local culture
Noção de tempo
Notion of time
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Subject: Etnomatemática
Educação de jovens e adultos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: PEREIRA, Valesca Corrêa. A representação do tempo vivido e praticado na vida dos estudantes na alfabetização/EJA: um estudo etnomatemático. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.854.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.854
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31048
Date of defense: 22-Dec-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentacaoTempoVivido.pdf11.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.