Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31037
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9693-5318
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Levantamento sobre uso de defensivos agrícolas na região de Uberlândia
Autor(es): Assunção, Henrique Manzi Melo
Primeiro orientador: Celoto, Fernando Juari
Resumo: RESUMO A utilização de defensivos agrícolas é uma das técnicas utilizadas dentro do Manejo Integrado de Culturas e pode ser definido como a seleção inteligente e o uso das ações para o controle de pragas que irá assegurar consequências favoráveis, econômica, ecológica e socialmente aceitas. O uso correto e seguro de defensivos agrícolas recomenda a utilização consciente, utilizando a dose mínima necessária de produto, distribuindo de forma uniforme e eficiente, sem causar danos ao meio ambiente e ao aplicador. Assim para prevenir a intoxicação ocupacional do aplicador e também a toxicidade dos produtos, alguns fatores são importantes no manuseio dos produtos utilizados como observar a classificação toxicológica, através da visualização de rótulos e bulas e também muito importante o equipamento de proteção individual (EPI). Com base no exposto o objetivo do presente trabalho foi analisar o acesso à informação e forma de utilização de defensivos agrícolas por meio de formulários e pesquisa, em comunidade de agricultores familiares nos municípios de Uberlândia, Tupaciguara, Araguari, Nova Ponte e Santa Juliana, entre fevereiro e maio de 2019, mediante aplicação de questionário pré-estabelecido com 30 trabalhadores e agricultores familiares. O questionário compreendeu 29 questões fechadas, nas quais buscou-se, além da caracterização das famílias e dos estabelecimentos, levantar informações detalhadas sobre o manejo, armazenamento e descarte dos defensivos agrícolas. A assistência técnica é atribuída aos técnicos de revenda (47%) que buscam vender seus produtos e em troca oferecem assistência, e dentre essas pessoas responsáveis pela assistência 47% são agrônomos. Em relação ao manejo de pragas, cerca de 71% não realizam, seja por falta de conhecimento sobre os benefícios dessa prática, seja por falta de assistência técnica. O uso consciente dos defensivos agrícolas é de fundamental importância, assim observou-se que a orientação é realizada pelos técnicos de revenda (27%). Pelos resultados da pesquisa, conclui-se que há carência de assistência técnica efetiva, de informações sobre segurança na aplicação, descarte de embalagens de defensivos agrícolas, além de informações sobre as normas e cuidados básicos com o uso de defensivos agrícolas. Palavras-chave: Agricultura familiar. Defensivos agrícolas. MIP.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Defensivos agrícolas
MIP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ASSUNÇÃO, Henrique Manzi Melo. Levantamento sobre uso de defensivos agrícolas na região de Uberlândia. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31037
Data de defesa: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LevantamentoSobreUso.pdfLEVANTAMENTO SOBRE USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NA REGIÃO DE UBERLÂNDIA1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.