Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31034
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0318-3311
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Trajetórias Cotidianas: Um mapeamento de possíveis caminhos do cotidiano enquanto objeto de interesse na pintura
Autor(es): Gonzales, Humberto Torres
Primeiro orientador: Duarte, Ana Helena da Silva Delfino
Primeiro membro da banca: Boaventura, Maria Carolina Rodrigues
Segundo membro da banca: Fonseca, Fábio
Resumo: A presente pesquisa, consiste no mapeamento de determinadas trajetórias de representação do cotidiano, enquanto objeto central de interesse de uma produção em pintura, inserida em um recorte histórico, que compreende a Idade de Ouro Holandesa, o Realismo e o Impressionismo Franceses, o Regionalismo Brasileiro e o Realismo e a Pop Arte Americana, que se estabelecem, no período entre o final do século XVI e os dias atuais. Para fins de sondar aspectos, que possibilitem uma melhor compreensão, acerca do cotidiano, enquanto agente presentificado em um repertório autoral, o conceito de pintura de gênero entra como subsídio histórico, para a compreensão de determinados recortes de uma categorização de resultados pictóricos, que abordam as possibilidades de resistência e persistência de um interesse no retrato da vida cotidiana, ao passo que este, é permeado por variáveis temáticas e técnicas, ao longo de deslocamentos geográficos e sociais. Para tal, são apresentadas no texto, uma série de produções, que sugerem uma linearidade histórica e uma trajetória gradativa do objeto norteador do estudo, que atinge por fim, um panorama pessoal no que tange momentos de transição, dentro meu processo de criação, entre materialidades tradicionais e digitais, que surgem como devolutiva de uma interpretação autoral de cotidianos e vivências particulares.
Abstract: The present research, consists on the mapping of set trajectories of everyday life representations, as a central object of interest in a painting production, inserted in a historical frame, comprising the Dutch Golden Age, French Realism and Impressionism, Brazilian Regionalism and American Realism and Pop Art, which were established in the period between the end of the 16th century and the present day. For the purpose of probing aspects, which allow a better understanding, about daily life, as an agent present in an author's repertoire, the concept of genre painting comes as a historical subsidy, for the understanding of certain clippings of a categorization of pictorial results, which address the possibilities of resistance and persistence of an interest in the portrait of everyday life, meanwhile it is permeated by thematic and technical variables, along geographical and social shifts. Therefore, a series of productions are presented in the text, suggesting a historical linearity and a gradual trajectory of the study's guiding object, which at last reaches a personal panorama regarding moments of transition, within my creative process, between traditional and digital materialities, which emerge as a result of an authorial interpretation of everyday life and particular experiences.
Palavras-chave: Cotidiano
Pintura de gênero
Pintura digital
Processo de criação
História da arte
Art history
Everyday life
Genre painting
Digital painting
Creative process
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GONZALES, Humberto Torres. Trajetórias Cotidianas: Um mapeamento de possíveis caminhos do cotidiano enquanto objeto de interesse na pintura. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31034
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrajetóriasCotidianasMapeamento.pdfTCC13.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons