Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31025
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Pandemia Da Desinformação: o papel do jornalismo profissional no combate às fake news sobre a COVID-19 no Twitter da Folha de S.Paulo. |
Author: | Neris Júnior, Rassendil Barbosa |
First Advisor: | Guedes, Nicoli Glória de Tassis |
First member of the Committee: | Rodrigues, Raquel Timponi Pereira |
Second member of the Committee: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Summary: | A proposta desta pesquisa é observar criticamente quais são as principais ferramentas utilizadas pelo jornalismo profissional para atuar no combate às fake news. Partindo desse ponto, foi feita uma análise sobre as desinformações propagadas sobre a pandemia da COVID-19 sob a ótica das publicações feitas pelo jornal Folha de S. Paulo em seu perfil na rede social Twitter. Dentro dessa concepção, um dos objetivos do trabalho é discutir o papel do jornalismo e do jornalista profissionais na contemporaneidade, com foco em seus desafios e responsabilidades diante da disseminação massiva de desinformação nas redes. Para isso, também foram discutidos aqui os conceitos relacionados às redes sociais online e suas implicações dentro do contexto da análise. Também foi realizada uma revisão teórica e analítica sobre o que são desinformações e fake news nos dias atuais sob o ponto de vista dos autores que aqui foram elencados e como esses fenômenos têm afetado a sociedade e a prática do jornalismo profissional. Para isso, também foi abordado o conceito de pós-verdade e examinadas as possíveis ferramentas aliadas ao trabalho da mídia inserida nesse ambiente, como o fact-checking e o jornalismo guiado por dados. A partir das observações feitas na análise, tendo a perspectiva dos Estudos Culturais como base teórica, foi possível verificar que diante do cenário disruptivo imposto pela desinformação, o jornalista se apresenta como um curador dos fatos e por meio das ferramentas disponíveis e do caminho editorial adotado pelo veículo comunicacional, tem papel fundamental no combate às notícias fraudulentas que afetam diversos setores da sociedade, pondo em risco vidas, instituições e a própria democracia. Aqui, diante de uma pandemia desinformativa e sob desafios críticos da prática do jornalismo profissional, é preciso reavaliar o papel do jornalista na contemporaneidade. Quando se perde o monopólio sobre a produção e divulgação de notícias e informações, se faz necessário assumir novas responsabilidades na verificação e curadoria dos temas mais relevantes na sociedade, com destaque para a época e o contexto em que se está inserido, colaborando narrativa e discursivamente para a sua construção. |
Abstract: | The purpose of this research is the observation of what are the tools used by professional journalism to act in the fight against fake news. From this point, an analysis was made of the misinformation propagated about the covid-19 pandemic from the perspective of the publications made by the Folha de S.Paulo newspaper in its profile on the social network Twitter. Within this conception, one of the objectives of the work is to discuss the role of journalism and professional journalists in contemporary times, focusing on their challenges and responsibilities in the face of the massive dissemination of disinformation in the networks. For that, the concepts related to online social networks and their implications within the context of the analysis were also discussed here. A theoretical and analytical review was also carried out on what misinformation and fake news are these days from the point of view of the authors listed here and how these phenomena have affected the society and the practice of professional journalism. For that, the concept of post-truth was also approached and the possible tools combined with the work of the media inserted in this environment, such as fact-checking and data-driven journalism, were examined. From the observations made in the analysis, with the perspective of Cultural Studies as a theoretical basis, it was possible to verify that in the face of the disruptive scenario imposed by disinformation, the journalist presents himself as a curator of the facts and through the available tools and the editorial path adopted through the communication vehicle, it has a fundamental role in combating fraudulent news that affects different sectors of society, putting lives, institutions and democracy itself at risk. Here, in face of an uninformative pandemic and under critical challenges in the practice of professional journalism, it is necessary to reevaluate the role of the journalist in contemporary times. When the monopoly on the production and dissemination of news and information is lost, it becomes necessary to assume new responsibilities in the verification and curation of the most relevant themes in society, with emphasis on the time and the context in which it is inserted, collaborating narratively and discursively for its construction. |
Keywords: | Fake news Desinformação Redes sociais COVID-19 Folha de S. Paulo Misinformation Social networks |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | NERIS JÚNIOR, Rassendil Barbosa. Pandemia da desinformação: o papel do jornalismo profissional no combate às fake news sobre a COVID-19 no Twitter da Folha de S. Paulo. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) — Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31025 |
Date of defense: | 18-Dec-2020 |
Appears in Collections: | TCC - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PandemiaDaDesinformação.pdf | Pandemia Da Desinformação: o papel do jornalismo profissional no combate às fake news sobre a COVID-19 no Twitter da Folha de S.Paulo. | 2.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.