Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30979
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia |
Título (s) alternativo (s): | Projeto Solte-se: design as an auxiliary of student's well being of the Uberlândia Federal University |
Autor: | Barbosa, Lucas Cândido |
Primer orientador: | Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim |
Primer miembro de la banca: | Humberto Cunha Machado Júnior, Juscelino |
Segundo miembro de la banca: | Vasconcelos Morais Garcez, Letícia |
Resumen: | O ingresso à universidade envolve uma série de mudanças expressivas relacionadas a nova rotina, impondo aos estudantes vários desafios tais como prazos a cumprir, dificuldades financeiras e adaptações culturais que podem se transformar em potenciais estressores. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel do design na sociedade, em busca da melhoria da qualidade de vida do estudante da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo projetar um espaço modular e itinerante no sentido de minimizar os impactos de uma rotina estressante vivida pelos estudantes, estimulando a prática de atividades e sua interconexão com novos grupos. Para tanto partiu-se do estudo sobre design e suas ramificações – design thinking, design gráfico ambiental, design itinerante e wayfinding, utilizando-se também métodos para a identificação dos usuários e suas necessidades (por meio de questionário) bem como a analise de similares, definição dos requisitos do projeto e briefing. A partir da geração de alternativas foi desenvolvida a solução final do projeto, com o intuito de integrar-se ao meio acadêmico de forma eficaz e significativa, expandindo seu proposito para além de um ambiente de descompressão, mas principalmente de acolhimento e integração. |
Abstract: | College admissions involves a series of significant changes related to a new routine, challenging students to deadlines, financial difficulties and cultural adaptations that can transform itself into stressors. The following papel presents a reflection over the role of design on society, searching for life quality improvement on the Uberlândia Federal University’s students. The main goal is to design a shifting and easy moving space, focused on minimizing the impacts of the student’s stressful routine, stimulating activities and intergroup conections. For such, it starts on the study of design and their ramifications – design thinking, environmental graphic design, moving design and way finding – also using methods for user identification and their needs (through an online survey) as well as similar projects analysis, establishing project requiriments and briefing, looking to integrate itself on an academic environment of decompression, but mainly of welcoming and social integration |
Palabras clave: | Projeto Solte-se Qualidade de vida Estudantil Ambiente Efêmero Design Thinking Design Grá fico Ambiental |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BARBOSA, Lucas Cândido. Projeto Solte-se: O design como auxiliador do bem-estar dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30979 |
Fecha de defensa: | 11-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProjetoSolteSe.pdf | 27.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.