Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30964
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6092-9300
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Práticas educativo-musicais no Coral da UFU
Autor(es): Pereira, Jene Kele Resende
Primeiro orientador: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Primeiro membro da banca: Alves, Poliana de Jesus
Segundo membro da banca: Gonçalves, Lilia Neves
Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo da Educação Musical e teve como objetivo geral conhecer as práticas educativo-musicais realizadas no Coral da UFU. Como objetivos específicos buscou conhecer como é a estrutura organizacional do Coral da UFU; levantar os critérios e procedimentos para fazer parte do Coral; conhecer as atividades de preparação vocal do coro; conhecer o papel e os procedimentos metodológicos dos dirigentes do Coral – Regente e Preparador Vocal no desempenho e fazer artísticomusical do Coral da UFU e; entender como se dá o ensino-aprendizagem das obras no/pelo coro. Partindo de princípios da pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi feita por meio de observações dos ensaios, de apresentações do Coral e de entrevistas com seus regentes. Com base especialmente nos estudos de Fucci Amato; Escrivão Filho (2011), Figueiredo (1990) e Rehder e Behlau (1997; 2008a e 2008b) buscou-se ferramentas para instrumentalizar o olhar para a organização e práticas do Coral. Com mais de 40 anos de existência e atividades ininterruptas o coral da UFU tem todas as suas atividades concentradas nas mãos de sua regente, do regente assistente e de um estagiário que se responsabilizam pelas atividades burocráticas, de ensino e artísticas. Constatou-se que a determinação, dedicação e competência musical e didática de seus dirigentes são determinantes no desempenho positivo desse Coral. Formado por pessoas de diferentes faixas etárias, sendo que a maioria não tem conhecimentos teórico-musicais, como leitura de partitura por exemplo, vem ao longo de sua trajetória realizando repertórios significativos da literatura musical ocidental, boa parte de grande complexidade com muita competência e beleza. Além de sua atuação artístico-cultural na cidade e região, o Coral possibilita aos seus participantes ricas experiências de aprendizagens e socialização.
Palavras-chave: Coral da UFU
Práticas educativo-musicais no Coral
Papel dos regentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Jene Kele Resende. Práticas educativo-musicais no Coral da UFU. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30964
Data de defesa: 15-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PráticasEducativoMusicais.pdfTCC2.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.