Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30894
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSousa, Igor Gabriel Santos-
dc.date.accessioned2020-12-30T20:23:03Z-
dc.date.available2020-12-30T20:23:03Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationSOUSA, Igor Gabriel Santos. O ensino de Estatística e a BNCC: um estudo a partir das contribuições das metodologias ativas. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30894-
dc.description.abstractThis research arose from the search to study which methods, paths and difficulties are linked to the teaching of statistics and probability. Given this need, the research aimed to develop a line of critical reasoning when analyzing how problematizing / investigative activities could assist the teaching and learning of Statistical Education. Using the methodology of bibliographic research, the study focused on examining how Statistical Education in Basic Education (from elementary school - final and high years) and Active Methodologies are intertwined to assist in supporting problematic activities in the teaching process and learning. An analysis was carried out in the Common Curricular Base (BNCC) in order to understand the proposal presented in the document on the teaching of Statistics, in addition to an investigation on Active Methodologies in the teaching of Statistics, with a view to problematization, as an aid tool for the teaching and learning process of this content, from its epistemology to the fundamentals for its application in the classroom, through projects, technologies and inverted classroom. From the analysis, it became evident that the problematization intertwined with the Statistical Education presents benefits not only for students' learning, but also a contribution to the work in the face of the mediation of teachers, in addition to the possibility of working with Active Teaching Methodologies to achieve the objectives of BNCC.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.titleO ensino de Estatística e a BNCC: um estudo a partir das contribuições das metodologias ativaspt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Statistics and BNCC: a study based on the contributions of active methodologiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee2Marim, Vlademir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592167698610785pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa surgiu a partir da busca por estudar quais os métodos, caminhos e dificuldades estão atrelados ao ensino de estatística e probabilidade. Diante dessa necessidade, a investigação teve como objetivo desenvolver uma linha de raciocínio crítico ao analisar como atividades problematizadoras/investigativas poderiam auxiliar o ensino e aprendizagem da Educação Estatística. Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, o estudo teve por foco debruçar-se sobre como a Educação Estatística na Educação Básica (do ensino fundamental - anos finais e médio) e as Metodologias Ativas se entrelaçam para auxiliar no suporte de atividades problematizadoras no processo de ensino e aprendizagem. Foi realizado uma análise na Base Curricular Comum Curricular (BNCC) a fim de compreender a proposta apresentada no documento sobre o ensino de Estatística, além de uma investigação sobre Metodologias Ativas no ensino da Estatística, com olhar para a problematização, como uma ferramenta de auxílio para o processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, desde sua epistemologia até fundamentos para sua aplicação em sala de aula, por meio de projetos, de tecnologias e de sala de aula invertida A partir das análises, evidenciou-se que a problematização entrelaçada com a Educação Estatística apresenta benefícios não somente para a aprendizagem dos alunos, mas também uma contribuição para o trabalho diante a mediação dos professores, além da possibilidade de se trabalhar com Metodologias Ativas de ensino para o alcance dos objetivos da BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode86044220-
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoDeEstatística.pdf1.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.