Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30881
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8990-0619
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2022-12-22
Título: Zoneamento bioclimático para bovinos leiteiros no Estado de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Bioclimatic zoning for dairy cattle in the state of Minas Gerais
Autor(es): Ribeiro, Bárbara Carolina Gomes
Primeiro orientador: Nascimento, Mara Regina Bueno de Mattos
Primeiro membro da banca: Moraes, Giovanna Faria de
Segundo membro da banca: Guimarães, Ednaldo Carvalho
Resumo: Pesquisas que buscam métodos e técnicas para determinação de zoneamentos bioclimáticos são desenvolvidas com a finalidade de caracterizar as condições de conforto térmico dos animais e simultaneamente buscar propiciar a melhor ambiência para aumentar a expressão do potencial produtivo destes. Neste sentido, o objetivo neste estudo foi realizar o zoneamento bioclimático para bovinos leiteiros no Estado de Minas Gerais, Brasil. Foram utilizados dados meteorológicos diários dos últimos 10 anos (2010 – 2019), de 79 estações meteorológicas, sendo 54 presentes dentro do Estado de Minas Gerais e 25 distribuídas no entorno do Estado. As variáveis temperatura máxima diária, umidade relativa média e velocidade do vento média foram utilizadas para o cálculo do Índice de Temperatura Equivalente (ITE). Com os valores deste índice e da temperatura média diária, realizou-se as interpolações pela técnica de krigagem universal utilizando o software R. Os resultados encontrados mostram que as maiores temperaturas médias foram observadas no mês de outubro (27 a 28 ºC), enquanto as menores foram observadas principalmente no mês de junho (valores menores que 23 ºC). O ITE apresentou maior intensidade para o mês de março, com regiões classificadas em perigo (38 < ITE ≤ 44) para conforto térmico, e menor intensidade para o mês de julho, com maior área do Estado com classificação de cautela (27 < ITE ≤ 32), seguida de áreas com ausência de estresse térmico (18 < ITE ≤ 27). Nestes aspectos, observou-se a ocorrência de variabilidade espacial das condições de ambiência animal ao longo de todos os meses do ano com necessidade de tomada de decisão quanto ao manejo em situações indicativas de estresse térmico. O zoneamento bioclimático pelo ITE ao caracterizar as condições adversas ao conforto térmico animal, mostra-se uma ferramenta auxiliar a produtores de leite, uma vez que indica as áreas de necessidade de manejos que proporcionem melhores condições de ambiência aos bovinos aumentando, consequentemente, os índices produtivos e reprodutivos dos animais.
Palavras-chave: Ambiência
Conforto térmico
Estresse térmico
Geoestatística
Índice de Temperatura Equivalente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::PRODUCAO ANIMAL::MANEJO DE ANIMAIS
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::PRODUCAO ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RIBEIRO, Bárbara Carolina Gomes. Zoneamento bioclimático para bovinos leiteiros no Estado de Minas Gerais. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30881
Data de defesa: 22-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZoneamentoBioclimaticoBovinos.pdfTCC1.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.