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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0683-6285
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019)
Alternate title (s): From formative needs to the meanings and meanings of continuing training of teachers in childhood education: a case study of the Municipal Centers for Early Childhood Education in Goiânia (2013-2019)
Author: Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
First Advisor: Melo, Geovana Ferreira
First member of the Committee: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Second member of the Committee: Vieira, Vânia Maria Oliveira
Third member of the Committee: Longarezi, Andréa Maturano
Fourth member of the Committee: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Summary: A pesquisa, realizada no âmbito da Linha de Saberes e Práticas Educativas, apresenta como problemática as necessidades formativas em relação aos significados sociais e sentidos pessoais que as professoras da Educação Infantil atribuem aos processos formativos oportunizados pela Rede Municipal de Educação de Goiânia/GO. Tem como objetivo principal apreender os sentidos e significados que as professoras da Educação Infantil atribuem aos processos formativos vivenciados. O estudo tem como fundamento epistemológico o materialismo histórico dialético e a Teoria da Atividade. O conceito e a estrutura da atividade, de Leontiev, e a unidade dialética indivíduo/sociedade, postulada por Marx, possibilitaram-nos elementos para entender a atividade pedagógica (ensino-estudo) como unidade formadora ou desencadeadora da formação docente. A investigação, do tipo estudo de caso, teve o corpus de pesquisa constituído pelas seguintes fontes: análise documental das políticas de formação de professores e da proposta político-pedagógica da Educação Infantil do município, entrevistas e questionários com professoras da Educação Infantil da RME. A análise aponta para as consonâncias e contradições entre as políticas de formação de professores do município e as necessidades formativas de professoras da Educação Infantil, dentre as quais evidenciamos: as influências das políticas nacionais de formação de professores na proposta político-pedagógica da Educação Infantil do município, a priorização das necessidades institucionais em detrimento das necessidades individuais e coletivas das professoras, por consequência da implementação da BNCC, BNC da Formação de professores e outros programas e diretrizes nacionais. Em relação aos processos formativos, apreendemos a diferenciação entre sentido e significado postulados a partir de uma política de formação e profissionalização docente que (re) produz as contradições do sistema produtivo sob a lógica do capital. Essa diferenciação constitui-se em elemento revelador de resistência das professoras ao atual projeto educativo nacional, engendrado nos princípios neoliberais e na hegemonia burguesa. As análises sustentam a hipótese inicial desta tese de que a cisão entre o significado social e o sentido pessoal da formação continuada ocorre porque as professoras não encontram nas ações formativas as possibilidades para a satisfação das suas necessidades, que emergem em contextos histórico-sociais concretos, tendo a sua prática social (trabalho docente) como ponto de partida e ponto de chegada da atividade. Defendemos a importância de superar a ruptura entre as necessidades formativas individuais/coletivas/institucionais das professoras da Educação Infantil para a proposição de processos formativos, com vistas à mudança e a transformação social, oportunizando as condições objetivas (materiais e imateriais) para a formação, o desenvolvimento profissional docente e a transformação da práxis pedagógica, visto que só a “práxis revolucionária" educa as crianças, os homens e mulheres, inclusive, é claro, os professores e professoras.
Abstract: The research, carried out within the scope of the Line of Knowledge and Educational Practices, presents as problematic the training needs in relation to the social meanings and personal meanings that teachers of Early Childhood Education attribute to the training processes experienced in the Municipal Education Network of Goiânia / GO. Its main objective is to apprehend the senses and meanings that Early Childhood Education teachers attribute to the experienced training processes. The study has as its epistemological foundation the historical dialectical materialism and Activity Theory. Leontiev's concept and structure of activity, and the individual / society dialectical unit, postulated by Marx, enabled us to understand the pedagogical activity (teaching-study) as a forming or triggering unit of teacher education. The research, of the exploratory case study type, had the research corpus constituted by the following sources: documental analysis of the teacher education policies and the political-pedagogical proposal of Early Childhood Education in the municipality, interviews and questionnaires with early childhood teachers from RME . The analysis points to the consonances and contradictions between the teacher education policies of the municipality and the educational needs of teachers of Early Childhood Education, among which we highlight: the influences of national teacher education policies in the political-pedagogical proposal of Early Childhood Education the prioritization of institutional needs to the detriment of the individual and collective needs of teachers, as a result of the implementation of BNCC, BNC for Teacher Training and other national programs and guidelines. In relation to the training processes, we apprehend the differentiation between sense and meaning postulated from a policy of teacher training and professionalization that (re) produces the contradictions of the productive system under the logic of capital. This differentiation constitutes a revealing element of the teachers' resistance to the current national educational project, engendered by neoliberal principles and bourgeois hegemony. The analyzes support the initial hypothesis of this thesis that the split between the social meaning and the personal meaning of continuing education occurs because the teachers do not find in the training actions the possibilities for satisfying their needs, which emerge in concrete historical-social contexts, having their social practice (teaching work) as the starting point and the ending point of the activity. We defend the importance of overcoming the rupture between the individual / collective / institutional training needs of early childhood teachers to propose training processes, with a view to change and social transformation, providing the objective conditions (material and immaterial) for training, the professional development of teachers and the transformation of pedagogical praxis, since only “revolutionary praxis” educates children, men and women, including, of course, teachers.
Keywords: Necessidades formativas
Formação Continuada de Professores
Educação Infantil
Teoria da Atividade
Sentidos e Significados
Training needs
Continuing Teacher Education
Child education
Activity Theory
Senses and Meanings
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Educação permanente
Professoras
Educação Infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: XIMENES, Priscilla de Andrade Silva. Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019). 2020. 328 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.764
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.764
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30855
Date of defense: 9-Dec-2020
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