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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30845
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Labirintos narrativos: a produção de sentidos por meio da composição narrativa da série Westworld |
Título (s) alternativo (s): | Narrative labyrinths: the production of meanings through the narrative composition of the Westworld series |
Autor: | Gonçalves, Heitor Pereira Gomes |
Primer orientador: | Manna, Nuno |
Primer miembro de la banca: | Leal, Bruno Souza |
Segundo miembro de la banca: | Guedes, Nicoli Glória de Tassis |
Resumen: | Esta monografia tem como objetivo explanar como a composição narrativa da primeira temporada da série Westworld (HBO, 2016-presente) cria condições para a produção de sentidos a partir de uma construção que se entende como labiríntica. Em um primeiro momento, faz-se um apanhado de conceitos ligados à narrativa e aos elementos constituintes internos relativos à sua composição, os quais permitem a produção de sentidos. Em seguida, realiza-se um estudo do contexto da televisão enquanto forma cultural, com vistas a entender como Westworld se constitui de maneira histórica e materialmente conectada a um certo modo de produção e consumo televisivos. A análise da série é tecida a partir do entrelaçamento dos operadores selecionados e de eixos temáticos centrais encontrados nos episódios. A partir disso, conclui-se que o telespectador explora um labirinto próprio na busca por sentidos, em um esforço duplo de apreender a intriga de Westworld em sua totalidade e mergulhar em mistérios ricos em inúmeras possibilidades de compreensão de modo aberto. |
Abstract: | This final research paper aims to explain how the narrative composition of the first season of the HBO series Westworld (2016-present) enables the viewer to convey meaning from a structure that is perceived as labyrinthine. At first, we present an overview of key concepts pertaining to narrative and its internal elements, which allow for the production of meaning. Afterwards, we examine the context of TV as a cultural form, in order to comprehend how Westworld is historically and materialistically inserted in a specific mode of producing and consuming television. We proceed to analyze the series using a list of analytical operators intersected with central thematic axes found in its episodes. Lastly, we conclude that the viewers explore their own labyrinth while searching for meaning, in a double effort to apprehend the complete plot of Westworld, while also uncovering its mysteries, which open up endless possibilities of comprehension. |
Palabras clave: | Narrativa Composição narrativa Televisão Narrativa labiríntica Westworld Narrative Narrative composition Television Labyrinthine narrative |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | GONÇALVES, Heitor Pereira Gomes. Labirintos narrativos: a produção de sentidos por meio da composição narrativa da série Westworld. 2020. 100 f. TCC (Graduação) – Curso de Jornalismo, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30845 |
Fecha de defensa: | 15-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Jornalismo |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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