Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30809
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8523-4700
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: O papel da história de vida do fundador em uma empresa atacadista: uma análise a partir do conceito sensemaking
Author: Santos, Natália Aquino dos
First Advisor: Borges, Jacquelaine Florindo
First member of the Committee: Bueno, Janaína Maria
Second member of the Committee: Domingues, Carlos Roberto
Summary: O presente artigo tem como tema a forma como ocorre a construção de sentido em uma empresa, a partir do conceito de sensemaking. O problema de pesquisa: como a história de vida do fundador de uma organização é utilizada na construção de sensemaking? O objetivo do estudo é analisar as características de sensemaking na utilização da história de vida do fundador de uma empresa do setor atacadista. A fundamentação teórica foi conduzida a partir do conceito de sensemaking disseminado Karl Weick (1995). Nos procedimentos de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa e o método do estudo de caso, realizado em uma empresa do setor atacadista, com sede na cidade de Uberlândia (MG). A técnica de coleta de dados consistiu em uma pesquisa documental, utilizando quatro fontes: um livro sobre a história do fundador da empresa, o website e uma rede social da organização, além de vídeos disponíveis sobre o assunto na plataforma Youtube. Esse material pesquisado foi analisado com o método de análise de conteúdo. Os resultados mostram as características do processo de sensemaking no contexto estudado: a construção da identidade, natureza retrospectiva, a relação com o ambiente, o aspecto social, o dinamismo e a identificação de pistas presentes no processo e a sua plausibilidade. A análise dos resultados mostrou que a história do fundador desempenha um importante papel no processo de sensemaking da empresa, visto que tal história legitima a construção de sentido no âmbito corporativo e traz uma autenticidade que contribui para a formação da identidade da organização. Tais resultados mostram a relevância de pesquisas sobre o conceito de sensemaking e as histórias de vida dos fundadores em organizações de diferentes países, de modo a ampliar a compreensão dessas histórias na dinâmica organizacional, na cultura corporativa, em processos de identificação de funcionários e clientes com a organização, até mesmo as implicações para o estilo de tomada de decisão adotado nas organizações.
Abstract: This article has as its theme the way the construction of meaning occurs in a company, from the concept of sensemaking. The research problem: how is the life story of the founder of an organization used in the construction of sensemaking? The objective of the study is to analyze the characteristics of sensemaking in the use of the history of the life of the founder of a company in the wholesale sector. The theoretical foundation was based on the concept of sensemaking disseminated by Karl Weick (1995). In the research procedures, the qualitative approach and the method of the case study were used, realized in a company of the wholesale sector, with headquarters in the city of Uberlândia (MG). The data collection technique consisted of documentary research, using four sources: a book on the history of the company's founder, the website and a social network of the organization, and videos available on the Youtube platform. This material was analyzed using the content analysis method. The results show the characteristics of the sensemaking process in the studied context: the construction of identity, retrospective nature, the relationship with the environment, the social aspect, the dynamism, and the identification of clues present in the process and its plausibility. The analysis of the results showed that the history of the founder plays an important role in the company’s sensemaking process since such history legitimizes the construction of meaning in the corporate context and brings an authenticity that contributes to the formation of the organization’s identity. These results show the relevance of research on the concept of sensemaking and the life stories of the founders in organizations from different countries, to broaden the understanding of these stories in organizational dynamics, in corporate culture, in processes of identification of employees and customers with the organization, even the implications for the style of decision making adopted in organizations.
Keywords: Construção de sentido
Sensemaking
Estratégia Organizacional
Cultura organizacional
Pesquisa de história de vida
Construction of meaning
Organizational Strategy
Organizational culture
Life history research
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Natália Aquino dos. O papel da história de vida do fundador em uma empresa atacadista: uma análise a partir do conceito sensemaking. 2020. 38 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30809
Date of defense: 17-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelHistóriaVida.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons