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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDiniz, Maria Hortência Teixeira-
dc.creatorSilva, Roberta Almeida-
dc.creatorNatany, Elisa-
dc.creatorSaraiva, Luciana-
dc.creatorOliveira, Antônio Marcos Machado de-
dc.date.accessioned2020-12-22T17:49:51Z-
dc.date.available2020-12-22T17:49:51Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationDINIZ, Maria Hortência Teixeira. Análise da conformidade de venda de alimentos infantis comercializados em drogarias. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30784-
dc.description.abstractBackground: Although brazilian breastfeeding protection laws are considered to be one of the best in the world and have the greatest positive impact on the increase in breastfeeding practices in the country, there are still violations in marketing at points of sale, such as drugstores, of infant foods which end up favoring weaning and early feeding. Objective: To analyze the conformity of sale of transition foods and the cereal base for infants and early childhood children in drugstores in Uberlândia-MG. Methods: In total, baby food, soups, cereals and juices were analyzed in 143 drugstores in all regions of Uberlândia, between May and December of 2019. A check-list was applied in drugstores looking for the types of promotions and in which products found and another questionnaire was applied to employees regarding their knowledge of the 11,265 law and NBCAL. Statistical analysis was performed in Epi Info 7.2 and the data described both in relative and absolute frequency, the comparison of promotions according to geographic sector and type of drugstore administration was analyzed using the chi-square test. Results: Of all surveyed drugstores, 50.3% sold infant food and of these, 25% violated the laws. Most of the promotions were special exhibitions (66.7%). Most promotions (71.4%) were found in chain drugstores, franchises. Only 25.3% of the interviewed employees claimed to know the legislation. Conclusion: Even if the laws exist, there are still violations and the percentage is high. The strengthening of inspection, with an increase in the number and training of inspectors, as well as the establishment of more severe punishments for offenders, in addition to improving the academic training of health professionals can help prevent these promotions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAlimentos de transiçãopt_BR
dc.subjectNBCALpt_BR
dc.titleAnálise da conformidade de venda de alimentos infantis comercializados em drogariaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733099D4pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Luana Pádua-
dc.contributor.referee2Nahas, Paula-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Apesar de as leis brasileiras de proteção à amamentação serem consideradas umas das melhores do mundo e com maior impacto positivo no aumento das práticas de amamentação no país, ainda existem violações no que dizem respeito à comercialização em pontos de vendas, como as drogarias, de alimentos infantis que acabam por favorecer um desmame e uma introdução alimentar precoce. Objetivo: Analisar a conformidade de venda de alimentos de transição e a base de cereais para lactentes e crianças de primeira infância nas drogarias em Uberlândia-MG. Métodos: Ao todo foram analisadas papinhas, sopinhas, cereais e suquinhos em 143 drogarias em todas as regiões do município de Uberlândia, dentre maio e dezembro de 2019. Foi aplicado um check-list nas drogarias buscando os tipos de promoções e em quais produtos se encontravam e outro questionário foi aplicado aos funcionários a respeito do conhecimento deles sobre as legislações 11.265 e NBCAL. A análise estatística foi feita no Epi Info 7.2 e os dados descritos tanto em frequência relativa com absoluta e a comparação das promoções segundo setor geográfico e tipo de administração da drogaria foi analisada pelo teste de qui-quadrado. Resultados: De todas as drogarias pesquisadas, 50,3% comercializavam alimentos infantis e dessas, 25% infringiam a legislação. A maioria das promoções era exposições especiais (66,7%). A maioria das promoções (71,4%) foi encontrada em drogarias de rede, franquias. Apenas 25,3% dos funcionários entrevistados afirmaram conhecer a legislação. Conclusão: Mesmo existindo a lei, ainda há violações e o percentual é elevado. O fortalecimento da fiscalização, com aumento do número e capacitação de fiscais, bem como o estabelecimento de punições mais severas para os infratores, além da melhoria na formação acadêmica dos profissionais de saúde podem ajudar a prevenir essas promoções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration13pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Nutrição

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