Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30769
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMica Neto, Ramon-
dc.date.accessioned2020-12-22T14:34:37Z-
dc.date.available2020-12-22T14:34:37Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationMICA NETO, Ramon. Empreendedorismo estratégico: o caso de uma cervejaria artesanal de Ribeirão Preto-SP. 2020. 12 f.Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30769-
dc.description.abstractThe objective of this work was to understand the manifestation of entrepreneurship strategic in a craft beer industry located in the city of Ribeirão Preto, state from Sao Paulo. Specifically, we sought to characterize the organization's historical trajectory studied, identify practices for exploring new business opportunities, configuring exploration initiatives, and to identify practices for exploring business opportunities already existing in the organization, configuring exploitation actions. Through a study of qualitative case with a sector organization, data and reports were collected through interview techniques and documentary research. The field research allowed to identify aspects strategic entrepreneurship in the craft brewery studied, valuing the role that different types of innovation play in shaping exploration and exploitation. With this, the company operates in the market in a double movement exploration and exploitation of opportunities: the exogenous perspective, with innovative potential disruptive, launching new products on the market, developing new technologies, and seeking adding different and unknown styles to the sector; and the endogenous perspective, of character incremental innovation, introducing continuous improvements in products, processes and technologies, taking advantage of its already established potential to add quality and reach to initiatives developed by the studied company. Therefore, it appears that, from the aspects analyzed and identified in the different dimensions of strategic entrepreneurship, the craft brewery studied uses exploration and exploitation practices, and that these practices can, at the limit, contribute to the formation of competitive advantages for the organization in the labor market beers from Ribeirão Preto-SP.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo estratégicopt_BR
dc.subjectExplorationpt_BR
dc.subjectExploitationpt_BR
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.titleEmpreendedorismo estratégico: o caso de uma cervejaria artesanal de Ribeirão Preto-SPpt_BR
dc.title.alternativeStrategic entrepreneurship: the case of an artisanal brewery in Ribeirão Preto-SPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Alex Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jussara Goulart-
dc.contributor.referee2Silvestre, Juliana-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consistiu em compreender a manifestação do empreendedorismo estratégico em uma indústria de cervejas artesanais situada na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Especificamente, buscou-se caracterizar a trajetória histórica da organização estudada, identificar práticas de exploração de novas oportunidades de negócio, configurando iniciativas de exploration, e identificar práticas de exploração de oportunidades de negócio já existentes na organização, configurando ações de exploitation. Por intermédio de um estudo de caso qualitativo junto a uma organização do setor, foram coletados dados e relatos por meio das técnicas de entrevista e pesquisa documental. A pesquisa de campo permitiu identificar aspectos particulares de empreendedorismo estratégico na cervejaria artesanal estudada, valorizando o papel que os diversos tipos de inovação desempenham na configuração de práticas de exploration e de exploitation. Com isso, a empresa atua no mercado em um duplo movimento de exploração e explotação de oportunidades: a perspectiva exógena, de potencial inovador disruptivo, lançando novos produtos no mercado, desenvolvendo novas tecnologias, e buscando agregar estilos diferenciados e desconhecidos ao setor; e a perspectiva endógena, de caráter inovativo incremental, introduzindo melhorias contínuas em produtos, processos e tecnologias, aproveitando seu potencial já estabelecido para agregar qualidade e alcance às iniciativas desenvolvidas pela empresa estudada. Logo, verifica-se que, a partir dos aspectos analisados e identificados nas diferentes dimensões de empreendedorismo estratégico, a cervejaria artesanal estudada utiliza práticas de exploration e exploitation, e que essas práticas podem, no limite, contribuir para a formação de vantagens competitivas para a organização no mercado de cervejas de Ribeirão Preto-SP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration12pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode85712662-
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EmpreendedorismoEstratégicoDe.pdf335.23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.