Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30758
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJacobi, Lisemaura Aparecida dos Santos-
dc.date.accessioned2020-12-22T13:01:53Z-
dc.date.available2020-12-22T13:01:53Z-
dc.date.issued2020-10-08-
dc.identifier.citationJACOBI, Lisemaura Aparecida dos Santos. Antecedentes e consequentes do uso de tecnologias da informação e comunicação por mães empreendedoras de Uberlândia-MG. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.747.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30758-
dc.description.abstractMompreneurship is a topic with few studies in Brazil, but it has shown contributions to the economic development, especially in emerging economies, as it follows the business world, its trends and developments. Considering the potential benefits of the digital transformation in the business context, this research aims to investigate the antecedents and consequences of the use of Information and Communication Technologies (ICTS) for the management of business established by mompreneurs in the city of Uberlândia-MG. To achieve the research goals, a quantitative approach was adopted with the application of an online questionnaire. 158 valid responses were obtained on data collection. Data analysis was performed using descriptive statistics, confirmatory factor analysis and structural equation modelling. The results indicated that perceived usefulness, social influence and trust are antecedent factors to the use of ICTs by mompreneurs and that the use of ICTs positively impacts the perception of these women about the financial performance of their ventures in relation to competitors. Several studies have analyzed the use of technologies in the context of Female Entrepreneurship, but few studies have done so in the context of Mompreneurship. Thus, this study presents contributions to the literature by expanding the understanding of the use of ICTs by mompreneurs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo Maternopt_BR
dc.subjectMompreneurshippt_BR
dc.subjectAdoção de Tecnologias da Informaçãopt_BR
dc.subjectInformation Technology Adoptionpt_BR
dc.subjectDesempenho Financeiropt_BR
dc.subjectFinancial Performancept_BR
dc.titleAntecedentes e consequentes do uso de tecnologias da informação e comunicação por mães empreendedoras de Uberlândia-MGpt_BR
dc.title.alternativeAntecedents and consequents of use of Information and communication technologies by mompreneurs of Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2318312816221334pt_BR
dc.contributor.referee1Valadão Junior, Valdir Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1901493718203318pt_BR
dc.contributor.referee2Lunardi, Guilherme Lerch-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1097211700011897pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6905300082955341pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO Empreendedorismo Materno é um tema ainda pouco estudado no Brasil, mas tem demonstrado evidências de contribuir para o desenvolvimento econômico, principalmente em economias emergentes, pois acompanha o mundo empresarial, suas tendências e evoluções. Considerando os potenciais benefícios da transformação digital no contexto empresarial, o presente trabalho tem como objetivo investigar os antecedentes e consequentes do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para gestão de negócios estabelecidos por mães empreendedoras na cidade de Uberlândia-MG. Para se atingir os objetivos da pesquisa, adotou-se uma abordagem quantitativa com aplicação de questionário online. A coleta de dados obteve 158 respostas válidas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial confirmatória e uso de equações estruturais para o teste de hipóteses. Os resultados indicaram que a utilidade percebida, influência social e confiança são fatores antecedentes do uso de TICs por essas mulheres e que o uso de TICs impacta positivamente a percepção das mães empreendedoras sobre o desempenho financeiro de seus empreendimentos em relação aos concorrentes. Destaca-se que diversos estudos analisaram o uso de tecnologias no contexto do empreendedorismo feminino, mas poucos estudos o fizeram no âmbito do empreendedorismo materno. Assim, este estudo apresenta contribuições para a literatura ampliando a compreensão sobre o uso de TICs por mães empreendedoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.747pt_BR
dc.orcid.putcode85712745-
dc.crossref.doibatchidf4b93d94-0a63-4bd4-b55a-bd8dd4b04a3e-
dc.subject.autorizadoMãespt_BR
dc.subject.autorizadoEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.autorizadoTecnologia da informaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AntecedentesConsequentesUso.pdfDissertação3.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.