Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30752
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Extração de telhados por meio da classificação orientada a objetos de imagens de ARPs no município de Monte Carmelo - MG
Author: Castro, Pâmela Inês de Souza
First Advisor: Gallis, Rodrigo Bezerra de Araújo
First coorientator: Luz, Naíssa Batista da
First member of the Committee: Indjai, Luziane Ribeiro
Summary: Visando o crescente avanço das técnicas de fotogrametria digital, sensoriamento remoto, processamento digital de imagens e da visão computacional, podem ser obtidos novos mecanismos de otimização no ramo dos serviços, em especial para a área das engenharias. Com isso, este trabalho apresentou uma metodologia que visa a extração semiautomática de telhados por meio da classificação orientada a objetos utilizando o software eCognition e um mosaico originado de voo com ARP. O trabalho apresentou algumas inconsistências na classificação dos telhados de cerâmica, concreto, metal e fibrocimento, bem como as dificuldades que são encontradas durante os procedimentos desse tipo de classificação. O resultado obtido por meio da análise estatística demonstrou que, com base nos 30 pontos amostrados ao nível de significância de 5%, aceitou-se a hipótese de que não há diferença na média entre as coordenadas E (Leste) e N (Norte) do centroide dos polígonos vetorizados manualmente e classificados. Também foi aceita a hipótese de que não há diferença entre a média das áreas construídas dos polígonos vetorizados manualmente e classificados. Em contrapartida, analisando a área definida como representação do desempenho da classificação, conclui-se que as feições extraídas não podem ser utilizadas para fins cadastrais, devido ao erro relativo percentual encontrado nas três edificações distintas. Porém, o método poderá ser utilizado em demais atividades de identificações de edificações, como por exemplo, na detecção de novos imóveis presentes nos municípios, permitindo a atualização do banco de dados com informações importantes para o planejamento urbano e demais ações. Para a metodologia do trabalho se tornar viável, é recomendável que seja feita uma adaptação de forma a garantir a obtenção e extração das informações, aumentando a precisão e acurácia das classificações.
Keywords: Extração de telhados
Classificação Orientada a Objetos
ARP
PDI
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CASTRO, Pâmela Inês de Souza. Extração de telhados por meio da classificação orientada a objetos de imagens de ARPs no município de Monte Carmelo - MG. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30752
Date of defense: 11-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExtracaoTelhadosPor.pdf2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.