Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silveira, Ana Luiza de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T20:54:42Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T20:54:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Ana Luiza de Souza. O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631 | - |
dc.description.abstract | In this work, a survey of the State of the Art of the Conclusion of Degree Courses in the area of Sciences (Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry) was carried out, which are filed in the Repository of the Federal University of Uberlândia, whose theme is the use of the game as a teaching tool. The main objective of this work was to make a bibliographic survey on how the researches of Course Conclusion Papers - TCC approach the use of games as teaching methodology. The game can contribute a lot to learning. In this research, six CBTs were found, four from the Mathematics course and two from the Biological Sciences Course, but with their results it was possible to have a knowledge about studies using games as a teaching tool, and the most commonly used theoretical frameworks, authors' objectives, scientific approaches, most used methodologies, teacher guidance training, and the most common keywords were also identified. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Estado do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sciences teaching | pt_BR |
dc.subject | State of knowledge | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Teaching learning | pt_BR |
dc.title | O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.title.alternative | The State of the Art of the Use of Games as a Teaching Methodology in the Course Completion Works of Cience degree Courses at the Federal University of Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8255914355924420 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Ariadine Cristine de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Francielle Amâncio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4781430799596686 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8931062414511920 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa do Estado da Arte dos Trabalhos de Conclusão de Cursos de Licenciatura na área de Ciências (Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química) que estão arquivados no Repositório da Universidade Federal de Uberlândia, cujo tema é o uso do jogo como uma ferramenta de ensino. O objetivo central desse trabalho foi fazer um levantamento bibliográfico sobre como as pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC abordam o uso de jogos como metodologia de ensino. O jogo pode contribuir muito no aprendizado. Nessa pesquisa foram encontrados seis TCCs, sendo quatro do curso de Matemática e dois do Curso de Ciências Biológicas, porém com seus resultados pôde-se ter um conhecimento sobre estudos usando os jogos como ferramenta de ensino, e também foram identificados os referenciais teóricos mais usados, objetivos dos autores, abordagens científicas, metodologias mais usadas, formação do professor orientador, e as palavras chaves mais comuns. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 63 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstadoArteUso.pdf | TCC | 426.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License