Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Ana Luiza de Souza-
dc.date.accessioned2020-12-14T20:54:42Z-
dc.date.available2020-12-14T20:54:42Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Ana Luiza de Souza. O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631-
dc.description.abstractIn this work, a survey of the State of the Art of the Conclusion of Degree Courses in the area of Sciences (Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry) was carried out, which are filed in the Repository of the Federal University of Uberlândia, whose theme is the use of the game as a teaching tool. The main objective of this work was to make a bibliographic survey on how the researches of Course Conclusion Papers - TCC approach the use of games as teaching methodology. The game can contribute a lot to learning. In this research, six CBTs were found, four from the Mathematics course and two from the Biological Sciences Course, but with their results it was possible to have a knowledge about studies using games as a teaching tool, and the most commonly used theoretical frameworks, authors' objectives, scientific approaches, most used methodologies, teacher guidance training, and the most common keywords were also identified.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSciences teachingpt_BR
dc.subjectState of knowledgept_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.titleO estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeThe State of the Art of the Use of Games as a Teaching Methodology in the Course Completion Works of Cience degree Courses at the Federal University of Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariadine Cristine de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931062414511920pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho foi realizada uma pesquisa do Estado da Arte dos Trabalhos de Conclusão de Cursos de Licenciatura na área de Ciências (Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química) que estão arquivados no Repositório da Universidade Federal de Uberlândia, cujo tema é o uso do jogo como uma ferramenta de ensino. O objetivo central desse trabalho foi fazer um levantamento bibliográfico sobre como as pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC abordam o uso de jogos como metodologia de ensino. O jogo pode contribuir muito no aprendizado. Nessa pesquisa foram encontrados seis TCCs, sendo quatro do curso de Matemática e dois do Curso de Ciências Biológicas, porém com seus resultados pôde-se ter um conhecimento sobre estudos usando os jogos como ferramenta de ensino, e também foram identificados os referenciais teóricos mais usados, objetivos dos autores, abordagens científicas, metodologias mais usadas, formação do professor orientador, e as palavras chaves mais comuns.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstadoArteUso.pdfTCC426.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons