Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia
Alternate title (s): The State of the Art of the Use of Games as a Teaching Methodology in the Course Completion Works of Cience degree Courses at the Federal University of Uberlândia
Author: Silveira, Ana Luiza de Souza
First Advisor: Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli
First member of the Committee: Almeida, Ariadine Cristine de
Second member of the Committee: Pereira, Francielle Amâncio
Summary: Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa do Estado da Arte dos Trabalhos de Conclusão de Cursos de Licenciatura na área de Ciências (Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química) que estão arquivados no Repositório da Universidade Federal de Uberlândia, cujo tema é o uso do jogo como uma ferramenta de ensino. O objetivo central desse trabalho foi fazer um levantamento bibliográfico sobre como as pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC abordam o uso de jogos como metodologia de ensino. O jogo pode contribuir muito no aprendizado. Nessa pesquisa foram encontrados seis TCCs, sendo quatro do curso de Matemática e dois do Curso de Ciências Biológicas, porém com seus resultados pôde-se ter um conhecimento sobre estudos usando os jogos como ferramenta de ensino, e também foram identificados os referenciais teóricos mais usados, objetivos dos autores, abordagens científicas, metodologias mais usadas, formação do professor orientador, e as palavras chaves mais comuns.
Abstract: In this work, a survey of the State of the Art of the Conclusion of Degree Courses in the area of Sciences (Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry) was carried out, which are filed in the Repository of the Federal University of Uberlândia, whose theme is the use of the game as a teaching tool. The main objective of this work was to make a bibliographic survey on how the researches of Course Conclusion Papers - TCC approach the use of games as teaching methodology. The game can contribute a lot to learning. In this research, six CBTs were found, four from the Mathematics course and two from the Biological Sciences Course, but with their results it was possible to have a knowledge about studies using games as a teaching tool, and the most commonly used theoretical frameworks, authors' objectives, scientific approaches, most used methodologies, teacher guidance training, and the most common keywords were also identified.
Keywords: Ensino de ciências
Estado do conhecimento
Jogos
Ensino e aprendizagem
Sciences teaching
State of knowledge
Games
Teaching learning
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVEIRA, Ana Luiza de Souza. O estado da arte do uso de jogos como metodologia de ensino nos trabalhos de conclusão de curso dos cursos de licenciatura em Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30631
Date of defense: 4-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstadoArteUso.pdfTCC426.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons