Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30542
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMendes, Laurianne Guimarães-
dc.date.accessioned2020-12-02T11:35:11Z-
dc.date.available2020-12-02T11:35:11Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.citationMENDES, Laurianne Guimarães. Regimes de verdade sobre a instituição escolar em enunciados do projeto "Escola sem Partido" no Twitter. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3050pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30542-
dc.description.abstractThe Escola Sem Partido project is a political movement that emerged in São Paulo, Brazil, in 2004, with the lawyer Miguel Nagib as its founder and one of its central objectives to guide the performance of teachers in the classroom, seeking the impartiality and objectivity of the teacher. Faced with this context, the discomfort that marks the present study emerges: “Which regimes of truth question the school environment, specifically those that base the School Without Party project, in statements put into circulation on Twitter in 2018?”. Inscribed in the field of French Discourse Analysis (AD), especially in the reflections of Michel Foucault, the present research takes as a corpus of analysis 21 tweets from three profiles present on the social network Twitter: i) from civil society (@EscolaSemPartido); ii) councilman Fernando Holiday (@FernandoHoliday); and, finally, iii) the then presidential candidate, Jair Messias Bolsonaro (@JairBolsonaro). In the meantime, it has as a guiding point to think about the discursive constitution of the school institution by the statements arising from the political movement Escola Sem Partido. From the notion of governmentality, it is reflected how these statements build and circulate truths about the role of the school, teachers and students in the teaching-learning processes. As discursive regularities, raised and observed through the analyzes undertaken, are the notions of indoctrination, sexuality and teaching when aiming at the school institution. It was observed that the discursive strategy of this discourse occurs, among others, by sensitizing the family, one of the main instruments of governmentality for the control of the population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectRegime de verdadept_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectRegime of truthpt_BR
dc.titleRegimes de verdade sobre a instituição escolar em enunciados do projeto "Escola sem partido" no Twitterpt_BR
dc.title.alternativeRegime of truth about the school institution in enunciated of the “Escola sem partido” project in Twitterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dorne, Vinícius Durval-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275831545879764pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Israel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8992079880490308pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Cleudemar Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8303904972387971pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240581097152347pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO projeto Escola Sem Partido é um movimento político que emergiu em São Paulo, Brasil, em 2004, tendo como fundador o advogado Miguel Nagib e como um de seus objetivos centrais nortear a atuação dos professores em sala de aula buscando a imparcialidade e a objetividade do docente. Frente a esse contexto, é que emerge o incômodo que baliza o presente estudo: “Quais regimes de verdade interpelam o ambiente escolar, de modo específico aqueles que fundamentam o projeto Escola Sem Partido, em enunciados colocados em circulação no Twitter em 2018?”. Inscrita no campo da Análise do Discurso francesa (AD), especialmente nas reflexões de Michel Foucault, a presente pesquisa toma como corpus de análise 21 tweets de três perfis presentes na rede social Twitter: i) da sociedade civil (@EscolaSemPartido); ii) do vereador Fernando Holiday (@FernandoHoliday); e, por fim, iii) do então candidato à presidência, Jair Messias Bolsonaro (@JairBolsonaro). Nesse ínterim, tem como ponto norteador pensar a constituição discursiva da instituição escolar pelos enunciados decorrentes do movimento político Escola Sem Partido. A partir da noção de governamentalidade, reflete-se como esses enunciados constroem e colocam em circulação verdades sobre o papel da escola, dos docentes e dos alunos nos processos de ensino-aprendizagem. Como regularidades discursivas, levantadas e observadas por meio das análises empreendidas, estão as noções de doutrinação, sexualidade e docência ao objetivar a instituição escolar. Observou-se que a estratégia discursiva desse discurso se dá, entre outros, pela sensibilização da família, um dos principais instrumentos da governamentalidade para o controle da população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3050pt_BR
dc.orcid.putcode84580175-
dc.crossref.doibatchid26c4d96a-c90a-42f4-a30f-fa123b313115-
dc.subject.autorizadoFake newspt_BR
dc.subject.autorizadoVerdadept_BR
dc.subject.autorizadoEscolapt_BR
dc.subject.autorizadoTwitter (Rede social on-line)pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RegimesVerdadeInstituicao.pdfDissertação1.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons