Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30527
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2431-4701
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo dos protocolos disponíveis para avaliação e diagnóstico da anquiloglossia
Autor(es): Silva, Sara Carvalho da
Primeiro orientador: Oliveira, Danielly Cunha Araújo Ferreira de
Resumo: RESUMO A presença de anquiloglossia em recém-nascidos tem se tornado um tema de frequente discussão quanto ao seu correto diagnóstico e tratamento, visto que atualmente temos três protocolos disponíveis para avaliação do freio lingual são esses: Hazelbaker Assessment Tool for Lingual Frenulum Function (HATLFF), Bristol Tongue Assessment Tool (BTAT) e o Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual em Bebês (AFLEB), porém nenhum considerado padrão ouro, trazendo assim discordância quanto a qual instrumento utiliza durante a indicação de frenotomia. O objetivo desse estudo foi avaliar a concordância entre os instrumentos disponíveis para diagnóstico de anquiloglossia em lactentes quanto à indicação de frenotomia. Através desse estudo realizado com 59 lactente que compareceram ao Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia (HO-FOUFU) no Ambulatório de Avaliação Multiprofissional do Freio Lingual em Bebês, que apresentavam dificuldades na amamentação natural, foram aplicados os três instrumentos buscando avaliar se haveria concordância entre os mesmos. Além disso, foi obtidas informações sobre as alterações relacionadas ao bebê e a mãe, e o motivo da procura pelo serviço. A principal alteração relacionada à lactante foi dificuldade na pega (28,57%) e a principal alteração do bebê foi diagnóstico prévio de anquiloglossia (44,69%). O principal motivo da procura das mães pelo serviço foi à dificuldade na amamentação com 34 (54,84%). Após a aplicação dos protocolos foi possível identificar foi encontrada correlação negativa estatisticamente significante, entre os valores da variável AFLEB quando comparada com os valores de BTAT e de HATLFF. Foi encontrada correlação positiva estatisticamente significante, entre os valores das variáveis BTAT e HATLFF. Foi possível concluir que os protocolos apresentaram grande índice de desacordo entre si, não sendo possível identificar dentre os três instrumentos avaliados aquele que seria considerado o padrão ouro para diagnóstico de anquiloglossia. Palavras-chave: Diagnóstico. Anquiloglossia. Freio Lingual. Lactente.
Palavras-chave: Diagnóstico
Anquiloglossia
Freio lingual
Lactente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Sara Carvalho da. Estudo dos protocolos disponíveis para avaliação e diagnóstico da Anquiloglossia. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30527
Data de defesa: 19-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoProtocolosDisponíveis.pdf500.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.