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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30501
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7867-7095 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Embargo Date: | 2022-09-04 |
Title: | Fenomenologia e Transdisciplinaridade: contribuições para a formação em Psicologia |
Alternate title (s): | Phenomenology and Transdisciplinarity: contributions to Psychology education Fenomenología y Transdisciplinariedad: contribuciones a la formación en Psicología |
Author: | Ribeiro, Thaíke Augusto Narciso |
First Advisor: | Goto, Tommy Akira |
First member of the Committee: | Sommerman, Americo |
Second member of the Committee: | Pimentel, Adelma do Socorro Gonçalves |
Third member of the Committee: | Holanda, Adriano Furtado |
Fourth member of the Committee: | Wazlawick, Patrícia |
Summary: | Introdução: A atual formação brasileira em Psicologia tem sido insatisfatória para muitos, por uma série de razões. Entre estas identificamos, em nossa experiência, incoerências entre a formação e a realidade vivida e forte escassez de diálogo, liberdade de pensamento, harmonia e unidade entre os diferentes saberes e abordagens que compõem a psicologia. A crítica comum da literatura, entretanto, não alcança a crise maior que está por trás de todas essas insatisfações menores. Diante dessas questões, passamos a problematizar a falta de sentido humano no conhecimento, em geral, e na formação em psicologia, no particular. Como possibilidade de responder ao nosso problema, encontramos a Fenomenologia de Edmund Husserl como resgate deste negligenciado sentido e a Transdisciplinaridade de Bassarab Nicolescu como um movimento processual de organização do conhecimento que acolhe a especialização, pela disciplinaridade; a cooperação, pela multidisciplinaridade; a conexão e a partilha, pela interdisciplinaridade; e a liberdade e a transcendência (de sentido) pela transdisciplinaridade. Assim, por meio da metodologia qualitativa teórico-bibliográfico, analisamos algumas das possíveis contribuições da fenomenologia e da transdisciplinaridade para a formação em psicologia. Nesse percurso, 1. Esclarecemos os métodos e conceitos principais da fenomenologia e da transdisciplinaridade, analisando suas conexões para uma perspectiva fenomenológico-transdisciplinar da formação humana; 2. Refletimos como este diálogo permite a possibilidade de uma (re)unificação da Psicologia, transitando da ideia de “separação” para a de “distinção”, e de “recorte” para “enfoque”; 3. Elaboramos como resultado deste complexo diálogo a ideia de uma fundamentação fenomenológico-transdisciplinar que visa auxiliar de maneira teórico-prática a formação em psicologia. Nesse sentido, a formação vislumbrada a partir dessa proposta aponta para a importância de integrar uma formação para o si mesmo (autoformação), para o outro (heteroformação) e para o meio (ecoformação), capaz de abranger os quatro pilares da Unesco e dialogar com as DCN mais atuais. Por fim, propomos brevemente algumas diretrizes que poderiam ser aplicados ao mundo prático-formativo por meio de quatro possíveis caminhos não excludentes entre si: a) O caminho “desinstitucionalizador”, que implica numa transição gradual do controle institucional para o seu apoio; b) O caminho “universitário”, que explora a possibilidade de aproximação gradual do projeto-base das universidades para uma proposta fenomenológico-transdisciplinar; c) O caminho “curricular”, que reflete uma reinvenção do currículo pedagógico da formação em psicologia reorganizando-o através módulos que reflitam as vivências intencionais próprias da área segundo a Psicologia Fenomenológica, tais como consciência, percepção, afetividade, motivação e recordação; d) O caminho “extracurricular”, que discute a possibilidade de aproximações externas da reflexão fenomenológico-transdisciplinar ao sistema vigente. Como resultado dessa pesquisa, compreendemos, enfim, que a fenomenologia e a transdisciplinaridade nos permitem vislumbrar, com clareza e segurança, uma proposta auto-hetero-ecoformativa em psicologia que seja simultaneamente e irredutivelmente rigorosa, humana e livre. |
Abstract: | Introduction: The current brazilian education in psychology has been unsatisfactory for many, for several reasons. Among these, we have identified, in our experience, inconsistencies between the formation and the lived reality and a strong scarcity of dialogue, freedom of thought, harmony and unity between the different knowledges and approaches that make up psychology. Common literature criticism, however, does not reach the major crisis that underlies all these minor dissatisfactions. Faced with these questions, we started to problematize the lack of human meaning in general knowledge and in psychology formation. As a possibility to answer those problems, we found the Phenomenology of Edmund Husserl as a rescue of this neglected meaning and the Transdisciplinarity of Bassarab Nicolescu as a procedural movement of organization of knowledge that welcomes specialization, through disciplinarity; cooperation, through multidisciplinarity; connection and sharing, through interdisciplinarity; and freedom and transcendence of meaning through transdisciplinarity. Thus, through the qualitative theoretical-bibliographic methodology, we analyzed some of the possible contributions of phenomenology and transdisciplinarity to psychology formation. Along this path, 1. We clarified the main methods and concepts of both phenomenology and transdisciplinarity, analyzing their connections for a phenomenological-transdisciplinary perspective of human formation; 2. We reflected on how this dialogue allows the possibility of a (re)unification of psychology, transitioning from the idea of “separation” to “distinction”, and from “cutting out” to “focusing”; 3. As a result of this complex dialogue, we elaborated the idea of a phenomenological-transdisciplinary foundation that aims to assist in theoretical and practical formation in psychology. In this sense, a formation envisioned based on this proposal points to the importance of integrating formation for the self (autoformation), for the other (heteroformation) and for the environment (ecoformation), capable of covering the four pillars of Unesco and dialoguing with the most current brazilian DCN. Finally, we briefly proposed some directions that apply to the practical-formative world through four possible paths that are not mutually exclusive: a) The “deinstitutionalizing” path, which implies a gradual transition from institutional control to its support; b) The “university” path, which explores the possibility of a gradual approximation of the basic project of universities to a phenomenological-transdisciplinary proposal; c) The “curricular” path, which reflects a reinvention of the pedagogical curriculum of psychology, reorganizing it in modules able to reflect the intentional experiences specific to the area according to Phenomenological Psychology, such as awareness, perception, affectivity, motivation and recall; d) The “extracurricular” path, which discusses the possibility of external approaches to phenomenological-transdisciplinary dialogue to the current academic system. As a result of this research, we understood that phenomenology and transdisciplinarity allows us to glimpse, with clarity and security, an auto-hetero-ecoformative proposal in psychology that is simultaneously and irreducibly rigorous, human and free. |
Keywords: | Psicologia Fenomenológica Antropologia Filosófica Formação Humana Phenomenological Psychology Philosophical Anthropology Human formation |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Fenomenologia Psicologia Formação profissional Antropologia filosófica |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Quote: | RIBEIRO, Thaíke Augusto Narciso. Fenomenologia e transdisciplinaridade: contribuições para a formação em psicologia. 2020. 219 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.620 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.620 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30501 |
Date of defense: | 4-Sep-2020 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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