Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30490
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9848-0481
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Guia de histórias em quadrinhos: ferramenta para professores de Ciências e Biologia?
Alternate title (s): Guide to comics: a tool for science and biology teachers?
Author: Melo, Juliana Silva
First Advisor: Tavares Júnior, Melchior José
First member of the Committee: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Second member of the Committee: Pereira, Francielle Amâncio
Summary: O objetivo deste trabalho foi elaborar, aplicar e avaliar, um produto didático que disponibiliza Histórias em Quadrinhos (HQs) com potencial didático a fim de contribuir com o trabalho pedagógico de professores de Ciências e Biologia. Optamos por criar uma plataforma eletrônica a partir do programa google sites, inserindo ali tirinhas, que são HQs pequenas. O produto foi apresentado aos graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas, e por eles foi avaliado por meio de um questionário. A plataforma, intitulada HQBio, hospedada no endereço <http://bit.ly/33iS5mT> foi bem recebida pelos graduandos. A maioria dos participantes da pesquisa gosta de HQs e tiveram contato com este recurso em sua educação básica, percentual que diminuiu no ensino superior. Todos os participantes desta pesquisa defendem o uso de HQs no livro didático e as usariam em suas práticas docentes, sendo a preocupação com a aprendizagem maior do que a função lúdica das HQs. Ressaltamos que os elogios e a pertinências das HQs devem ser acompanhadas de ponderação, visto que esse produto cultural não é elaborado para fins educacionais e sim, nós, os professores, é que as selecionamos. De fato, muitos assuntos em Ciências e Biologia não possuem tirinhas a ele relacionado.
Abstract: The objective of this work was to elaborate, apply and evaluate, a didactic product that offers Comic Stories (HQs) with didactic potential in order to contribute with the pedagogical work of Science and Biology teachers. We chose to create an electronic platform from the google sites program, inserting comic strips there, which are small comic books. The product was presented to undergraduate students in Biological Sciences, and was evaluated by them through a questionnaire. The platform, entitled HQBio, hosted at <http://bit.ly/33iS5mT> was well received by the students. Most of the research participants like comics and had contact with this resource in their basic education, a percentage that decreased in higher education. All the participants in this research defend the use of comic books in the textbook and would use them in their teaching practices, the concern with learning being greater than the ludic function of comic books. We emphasize that the compliments and the pertinence of the comics must be accompanied by consideration, since this cultural product is not designed for educational purposes, but we, the teachers, are the ones who select them. In fact, many subjects in Science and Biology have no strips related to it.
Keywords: Histórias em Quadrinhos
Recurso ditático
Ensino de Ciências e Biologia
Comics
Didactic resource
Science Teaching and Biology
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: MELO, Juliana Silva de. Guia de histórias em quadrinhos: ferramenta para professores de Ciências e Biologia?. 2020. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.291
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.291
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30490
Date of defense: 20-Feb-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuiaHistóriasQuadrinhos.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons