Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30417
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3661-0121
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Um rei para o povo: a popularidade de D. Pedro II através da imprensa
Autor: Silva, Victor Henrique Diana da
Primer orientador: Silveira, Daniela Magalhães da
Primer miembro de la banca: Noronha, Gilberto Cezar de
Segundo miembro de la banca: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Resumen: O trabalho monográfico pretende analisar a popularidade de D. Pedro II, Imperador do Brasil, ao final do século XIX. Para isso, fez-se uso da imprensa brasileira como fonte histórica, em especial A Gazeta de Notícias e uma edição d’O Mequetrefe. A cidade do Rio de Janeiro é o plano de fundo da análise, visto que concentrava a cúpula política, ou seja, era a corte imperial e depois a capital federal, além de ter sido a maior concentração populacional do país na época. Metodologicamente o trabalho vem sugerir a imprensa como agente de atuação político-social, bem como tenta relacionar a memória com o presente, passado e futuro, gerada entre sujeitos, como parte de um grupo social. As agitações do presente o mote para analisar as agitações do passado, quando crises estavam à baila, como Revolta do Vintém (1880), abolição da escravidão (1888), golpe republicano (1889) e a morte do ex-Imperador brasileiro (1891).
Palabras clave: D. Pedro II
Imprensa
Popularidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Victor Henrique Diana da. Um rei para o povo: a popularidade de D. Pedro II através da imprensa. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30417
Fecha de defensa: 11-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReiPovoPopularidade.pdfTCC1.77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons