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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4070-6521
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os desafios formativos de docente/s alfabetizador/as de um Colégio de Aplicação federal em Minas Gerais: diálogos com referenciais freireanos e possibilidades para a formação permanente em serviço
Título(s) alternativo(s): The training challenges of a literacy teacher / teachers at a Federal Application College in Minas Gerais: dialogues with Freirean references and possibilities for ongoing in-service training
Autor(es): Alves, Johnatan Augusto da Costa
Primeiro orientador: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
Primeiro membro da banca: Rosas, Agostinho da Silva
Segundo membro da banca: Pereira, Maria Simone Ferraz
Resumo: Esta pesquisa insere-se na Linha de Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e tem como objeto de estudo os desafios formativos da formação permanente de docente/s alfabetizador/as, em serviço em um Colégio de Aplicação Federal (CAp) de Minas Gerais. O problema que direcionou a investigação foi: ao dialogarmos com professor/as alfabetizador/as mediatizado/as por princípios freireanos para a formação docente permanente, quais desafios formativos são elaborados no movimento de constituição de um lugar de formação permanente em serviço em um CAp? Os objetivos foram: apreender, a partir da interlocução com docente/s alfabetizador/as, os desafios formativos sistematizados no movimento de constituição de um lugar de formação permanente; apreender quais são as contribuições do pensamento freireano para a proposta de um processo de formação permanente; analisar os desafios e possibilidades percebidos pelo grupo para elaboração coletiva de um processo formativo sistematizado; contribuir para a proposição de possíveis ações formativas em interlocução com o grupo de docentes. A pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, em aproximação com o método do Materialismo Histórico Dialético, valeu-se da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2002; CÂMARA, 2013) para o diálogo com os dados. A investigação se materializou por meio de seis Rodas de Conversas ancoradas na metodologia da investigação temática (FREIRE, 2019) e na técnica do modelo colaborativo (IMBERNÓN; SUÑÉ, 2002). Os principais referenciais teóricos que subsidiaram nosso estudo foram Freire (1967, 1979, 1983, 1991, 1996, 2015, 2019), Campos (2017); Imbernón e Suñé (2002), Garcia (1999), Rodrigues e Esteves (1993), Rodrigues (2006), dentre outros/as autores/as. O grupo de participantes foi constituído por 11 docentes alfabetizadores/as de um CAp Federal. O corpus da pesquisa foi elaborado com depoimentos do/das docente/s durante as rodas de conversa e registros de campo do pesquisador. O movimento da práxis transformadora vivenciado permitiu que o grupo problematizasse sua realidade, promovendo o (re)conhecimento de si na relação com o coletivo, ressignificando sua concepção de formação permanente. A análise dos dados indicou que, apesar da existência de múltiplos espaços para diversas reuniões no CAp, não há um lugar de formação permanente que viabilize o diálogo, o que fragiliza a identidade singular e coletiva da equipe e caracteriza os diversos espaços como não-lugares. Revelou também que, embora o grupo seja dinâmico e participativo, a práxis transformadora da formação permanente não tem sido vivenciada, em função de uma sobrecarga de trabalho e um ativismo cotidiano que promove um isolamento intelectual, fragiliza as relações interpessoais, acentua as incoerências de ordem teórico-práticas, inviabiliza a reflexão crítica coletiva sobre a prática e dificulta a construção de respostas transformadoras. O reconhecimento da relevância das necessidades de formação não é suficiente para a efetivação da práxis transformadora na formação docente, pois essas necessidades precisam de lugar para problematização, reflexão crítica constante e sistematizada na comunhão dialógica entre os pares, no sentido de transformá-las, por meio do vislumbre dos inéditos viáveis, em desafios formativos que mobilizem e impulsionem a ação transformadora.
Abstract: This research is part of the Line of Educational Knowledge and Practices, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, and its object of study is the training challenges of literacy teacher / s in relation to permanent training, in service, of a Federal Application College (CAp) of Minas Gerais. The problem that guided the investigation was: When dialoguing with literacy teacher mediated by Freirean principles for permanent teacher training, what formative challenges are elaborated in the movement to establish a permanent training place in service at a CAp? The objectives were: to identify, based on the dialogue with the literacy teacher / s, the formative challenges systematized in the movement to establish a place of permanent formation; apprehend what are the contributions of Freire's thought to the proposal for a process of ongoing formation; analyze the challenges and possibilities perceived by the group for the collective elaboration of a systematized training process; contribute to the proposition of possible training actions in dialogue with the group of teachers. Exploratory research with a qualitative approach, in approximation with the method of Dialectical Historical Materialism, used the technique of content analysis (BARDIN, 2002; CÂMARA, 2013) for the dialogue with the data. The investigation materialized through six Conversation Wheels anchored in the thematic research methodology (FREIRE, 2019) and in the collaborative model technique (IMBERNÓN; SUÑÉ, 2002). The main theoretical references that supported our study were Freire (1967, 1979, 1983, 1991, 1996, 2015, 2019), Campos (2017); Imbernón and Suñé (2002), Garcia (1999), Rodrigues and Esteves (1993); Rodrigues (2006), among other authors. The group of participants consisted of 11 literacy teachers from a Federal CAp. The research corpus was elaborated with testimonies from the professor / s during the conversation and field records of the researcher. The transformative praxis movement experienced allowed the group to problematize its reality, promoting the (re) knowledge of itself in the relationship with the collective, resignifying its concept of permanent formation. The analysis of the data indicated that, despite the existence of multiple spaces for several meetings in the CAp, there is no permanent training place that makes dialogue possible, which weakens the team's singular and collective identity and characterizes the different spaces as non-places. It also revealed that, although the group is dynamic and participative, the transformative praxis of ongoing formation has not been experienced, due to an overload of work and a daily activism that promotes intellectual isolation, weakens interpersonal relationships, accentuates inconsistencies of order theoretical-practical, makes collective collective reflection on practice unfeasible, making it difficult to construct transformative responses. The recognition of the relevance of training needs is not enough to make the transformative praxis effective in teacher training, as these needs need a place for problematization, constant and systematic critical reflection in the dialogical communion between peers, in order to transform them, for example. through the glimpse of the unprecedented viable, in formative challenges that mobilize and drive transformative action.
Palavras-chave: Formação Permanente de Professores/as
Referenciais Freireanos
Desafios Formativos
Práxis transformadora
Permanent Teacher Education
Freirean references
Formative Challenges
Transformative praxis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Colégios de aplicação
Educação permanente
Freire, Paulo, 1921-1997
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ALVES, Johnatan Augusto da Costa. Os desafios formativos de docente/s alfabetizador/as de um Colégio de Aplicação federal em Minas Gerais: diálogos com referenciais freireanos e possibilidades para a formação permanente em serviço. 2020. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.558
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.558
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30356
Data de defesa: 25-Ago-2020
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