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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0880-0929
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Por uma atuação trickster do artista/docente da educação básica: experiências criativas a partir do conto “O Reino Encantado do Duende Simão”
Título(s) alternativo(s): For a trickster performance by the artist/teacher of basic education: creative experiences from the short story “O Reino Encantado do Duende Simão”
Autor(es): Santos, Rodrigo Azevedo
Primeiro orientador: Costa, Daniel Santos
Primeiro membro da banca: Leite, Vilma Campos dos Santos
Segundo membro da banca: Malveira, Ricardo Ribeiro
Resumo: Este trabalho teve como objetivo central apresentar aos estudantes do ensino básico da Escola de Educação Infantil EMEI Maria Luiza Barbosa de Souza, da cidade de Uberlândia – MG, o conto infanto-juvenil intitulado Reino Encantado do Duende Simão, enquanto meio de desenvolver o processo de Ensino em Arte e retroalimentar o artista/docente de subsídios para sua prática docente. A produção literária autoral aqui apresentada foi desenvolvida concomitantemente às práticas pedagógicas enquanto docente de Artes na presente escola, sendo destinada ao público infantil e concebida a partir de processos de atuação docente através dos processos práticos, artísticos-pedagógicos com crianças entre 02 e 05 anos no ambiente escolar. O caminho da pesquisa foi pautado no desejo poético de uma escritura acadêmica que pulsasse a partir da experiência da atuação docente na Educação Básica. Ao mesmo tempo em que se inscreve no rigor acadêmico desejado, busca-se alimentar-se de um desejo lúdico elucidado por outros materiais – fotografias, narrativa literária, entrevistas, relatos etc. Por meio da presente experiência, apresento as tessituras de um caminho autoral e que, certamente, poderá tornar-se referências para práticas docentes, especialmente no campo das Artes Cênicas, espaço tão carecido de reflexões pedagógicas desde a Arte e seu fazer específico. A atuação docente também foi pensada enquanto uma possibilidade de ação trisckter (HYDE, 2017). Tal modo de ação está amparada em novos modos de ver, conceber e estar no mundo, repensando, especialmente, práticas já tão enrijecidas no caminho do fazer artístico na educação escolar. A atuação de um docente trickster trata da possibilidade de transitar entre os espaços extraordinários, na subversão às ordens estabelecidas, papel fundamental da Arte no contexto da escola. Por fim, o ingresso nessa travessia requereu uma disponibilidade para transmutar-se nessa figura transgressora ao mesmo passo que consolidou uma travessia poética sobre as múltiplas possibilidades que o exercício da atuação docente possibilita ao artista no insólito espaço da escola.
Abstract: The main objective of this study was to develop approaches that privilege experience in teaching Art to preschool children and to provide the teaching artist tools for their teaching practices. This was done through the sharing of a children's tale entitled “Reino Encantado do Duende Simão” to the children from the early childhood school “EMEI Maria Luiza Barbosa de Souza”, located in the city of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. The tale created and presented here was developed for toddlers aged two to five by applying current artistic practices in pedagogy in the classroom environment at the aforementioned school. The direction of this research was guided by the poetic desire, of an academic writing that emerged from the experience of teaching performance in Basic Education. At the same time when implementing the desired academic firmness, it seeks to nourish a playful desire elucidated by other materials - photographs, literary narrative, interviews, reports, etc. Through this experience, I present the framework of an authorial path that certainly, can become a reference for teaching practices, especially in the field of Performing Arts, a space so lacking pedagogical reflections towards Art and its specific practice. Teaching performance was also thought of as a possibility of trickster action (HYDE, 2017). This mode of action is supported by new ways of seeing, conceiving and being in the world, rethinking, especially practices that have already become so rigid in the way of artistic practice in school education. The performance of a trickster teacher deals with the possibility of moving between extraordinary spaces, in subversion to orders, the fundamental role of Art in the school context. Finally, entering this journey required a willingness to transmute into this transgressive figure while consolidating a poetic journey about the multiple possibilities that the exercise of teaching practice grants to the artist in the unusual space of the school.
Palavras-chave: Artista/Docente
Atuação Docente
Educação Básica
Ensino de Arte
Literatura
Teaching artist
Teaching practice
Basic education
Art teaching
Literature
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Assunto: Artistas como professores
Educação básica
Arte - Estudo e ensino
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: SANTOS, Rodrigo Azevedo. Por uma atuação trickster do artista/docente da educação básica: experiências criativas a partir do conto “O Reino Encantado do Duende Simão”. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.718
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.718
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30355
Data de defesa: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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