Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Sérgio Pereira da-
dc.date.accessioned2020-11-11T16:58:05Z-
dc.date.available2020-11-11T16:58:05Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationSILVA, Sérgio Pereira da. Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo. 1994. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1994.5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30333-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of work with the discipline Philosophy in High School, in public schools in the state network, in Uberlândia. In the daily life of this work, difficulties and obstacles of a political-pedagogical, administrative and theoretical nature were being made explicit, characterizing the existence of an impasse in the definition of content. It would, therefore, be necessary to identify this impasse and present a proposal to overcome it. In this sense, a historical description of the exclusion and return of Philosophy to High School in Minas Gerais was decided, believing that such contextualization is of fundamental importance. Then, the process of implementing Philosophy in the aforementioned section is analyzed, through the process of preparing a curricular proposal coordinated by the Secretary of State for Education. Despite this analysis, a detailed description of the current practice of this discipline was understood as timely. The experience that evidenced the content impasse was described. In order to present a proposal of alternative content, which could not only guide the teaching profession in an immediate manner, but also refer to possible discussions about the future of Philosophy as a school subject, fundamental concepts such as: man and his forms of knowledge; the concept of education; from school; High School; of Philosophy and its contents. Concluding this discussion, a content proposal for this discipline is presented. Therefore, the aim is not only to identify a pedagogical problem in a particular discipline, or to correct any philosophical mistakes, but to contribute to overcoming them in view of the permanence and credibility of this disciplinary content, by rescuing its identity and its competence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleFilosofia no ensino médio: a questão do conteúdopt_BR
dc.title.alternativePhilosophy in high school: the question of contentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jefferson Ildefonso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930570243995584pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4410883841614206pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é fruto do trabalho com a disciplina Filosofia no Ensino Médio, nas escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. No cotidiano deste trabalho, dificuldades e empecilhos de natureza politico-pedagógica, administrativa e teórica foram sendo explicitados, caracterizando a existência de um impasse na definição de conteúdos. Caberia, pois, identificar este impasse e apresentar uma proposta de superação do mesmo. Nesse sentido, decidiu-se por uma descrição histórica da exclusão e do retorno da Filosofia ao Ensino Médio, em Minas Gerais, acreditando ser de fundamental importância tal contextualização. Em seguida, analisa-se o processo de implementação da Filosofia no recorte já mencionado, através do processo de elaboração de uma proposta curricular coordenada pela Secretaria de Estado da Educação. Não obstante esta análise, compreendeu-se como oportuna uma minuciosa descrição da prática atual dessa disciplina. Foi descrita, inclusive, a experiência que evidenciou o impasse do conteúdo. Com o objetivo de apresentar uma proposta de conteúdo alternativa, que pudesse não somente orientar o magistério, em caráter imediato, como também referenciar eventuais discussões acerca do futuro da Filosofia enquanto disciplina escolar, discutem-se conceitos fundamentais como: o homem e suas formas de conhecimento; o conceito de educação; de escola; de Ensino Médio; de Filosofia e seus conteúdos. Finalizando esta discussão, uma proposta de conteúdo para esta disciplina é apresentada. , Busca-se, portanto, não somente identificar um problema pedagógico, de uma determinada disciplina, ou corrigir eventuais equívocos filosóficos, mas contribuir na superação destes em vista da permanência e da credibilidade deste conteúdo disciplinar, através do resgate de sua identidade e de sua competência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration180pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1994.5pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoFilosofia (Ensino médio)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FilosofiaEnsinoMedio.pdfDissertação6.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons