Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30320
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pelas fendas, brechas e fissuras... Os saberes da formação continuada de professores
Título(s) alternativo(s): Through the cracks, gaps and fissures ... The knowledge of continuing teacher education
Autor(es): Dias, Fátima Rezende Naves
Primeiro orientador: Cicillini, Graça Aparecida
Primeiro membro da banca: Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
Segundo membro da banca: Fonseca, Selva Guimarães
Resumo: O tempo vivido no trabalho, sob o qual é aqui traçado o percurso profissional de uma formadora de professores(as) do Ensino Fundamental de uma escola pública, parece ser uma instância genuína de constituição de seu saber—ser e de seu saber—fazer a formação continuada em serviço. Este estudo busca dialogar com os saberes mobilizados e construídos pela formadora de professores(as) a partir do interior da escola, visando reconstruir uma epistemologia da prática profissional. De acordo com este objetivo, foi utilizada a narrativa como caminho metodológico. Uma narrativa dialógica, aberta, curiosa e polifônica. O diálogo com os saberes da formadora se deu numa composição de vozes - a voz da protagonista, a voz dos teóricos (pesquisadores e estudiosos) e a minha própria voz. A pesquisa demonstrou, através de sínteses provisórias que, ao sabor do tempo, a protagonista vai tecendo suas ações de formar professores(as), a partir das múltiplas configurações dadas pelo entrelaçamento da sua história de vida pessoal e profissional; também revelou que os saberes da formação são processuais, situados, partilhados, recriados e ressignificados pela formadora nos encontros intersubjetivos com os vários personagens do ato educativo, na subjetividade social de uma dada escola.
Abstract: The time lived at work, about which the professional course of an instructor of teachers of the “Ensino Fundamental” of a public school is traced here, seems to be a genuine instance of constitution of her knowing—being and of her knowing—doing the continuing formation in service. This study urges to dialogue with the knowledge mobilized and constituted by the instructor of teachers from inside the school, aiming to rebuild an epistemology of the professional practice. According to this aim, a narrative was used as a methodological way. A dialogue narrative, open, curious and polyphonic. The dialogue with the knowledge of the instructor happened in a composition of voices —- the protagonistªs voice, the theorists’ voice (researchers and scholars), and my own voice. The research demonstrated, through temporary syntheses that, as time slipped by, the protagonist wove her actions of instructing teachers from the multiple configurations given by the interlacing of her personal and professional history; it also revealed that the knowledge of formation is procedural. It is situated, shared, created again, and given a new meaning by the instructor in the inter-subjective meetings with the various characters of the teaching act, in the social subjectivity of a given school.
Palavras-chave: Formação continuada
Professores
Continuing education
Teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação permanente
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: DIAS, Fátima Rezende Naves. Pelas fendas, brechas e fissuras... Os saberes da formação continuada de professores. 2001. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.56.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.56
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30320
Data de defesa: 2001
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FendasBrechasFissuras.pdf20.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons