Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30313
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Montagna, Adelma Pistun | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T17:07:52Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T17:07:52Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | MONTAGNA, Adelma Pistun. Expressões de gênero no desenho infantil. 2001. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.54 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30313 | - |
dc.description.abstract | Effects a triple look at the development of the children’s drawing based on the perspectives that can be found in the studies of Moreira, Lowenfeld e Luquet. Aimed at observing drawings produced by infant males and females in a private elementary education school in downtown Londrina, it identifies, by the means of expressed repertory, how gender issues will appear among them. A children’s education study on gender, the investigation seeks to uncover particular elements of a kaleidoscope of expression possibilities. Having as its main assumption the idea that sexual roles and gender identification are social constructs and that, moreover, the ways of looking at and interpreting reality are direct produces of a determined time and space, it effectively found differences between male and female drawings. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Children’s drawing | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Children’s education | pt_BR |
dc.title | Expressões de gênero no desenho infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender expressions in children's drawing | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Sandra Vidal | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Contani, Miguel Luiz | - |
dc.contributor.referee2 | Cicillini, Graça Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842932093521595 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Estabelece um tríplice olhar sobre o desenvolvimento do desenho infantil, que se sustenta nos estudos de Moreira, Lowenfeld e Luquet. Com o objetivo de observar os desenhos de meninos e meninas de uma turma de educação infantil de uma escola privada da região central de Londrina, identifica como, por meio do repertório expresso, as concepções de gênero se manifestam nessas crianças. Estudo sobre gênero no contexto da educação infantil, a investigação busca conhecer, nas singularidades, as nuances de um caleidoscópio de possibilidades expressivas. Parte do pressuposto de que os papéis sexuais e as identificações de gênero são construtos sociais e, ainda, que os modos de ver e interpretar a realidade são produtos das possibilidades reais de uma determinada época e espaço. Constatou, efetivamente, diferenças entre desenhos de meninos e desenhos de meninas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 138 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.54 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9 | - |
dc.subject.autorizado | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ExpressoesGeneroDesenhos.pdf | Dissertação | 9.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License