Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30313
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMontagna, Adelma Pistun-
dc.date.accessioned2020-11-10T17:07:52Z-
dc.date.available2020-11-10T17:07:52Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationMONTAGNA, Adelma Pistun. Expressões de gênero no desenho infantil. 2001. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.54pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30313-
dc.description.abstractEffects a triple look at the development of the children’s drawing based on the perspectives that can be found in the studies of Moreira, Lowenfeld e Luquet. Aimed at observing drawings produced by infant males and females in a private elementary education school in downtown Londrina, it identifies, by the means of expressed repertory, how gender issues will appear among them. A children’s education study on gender, the investigation seeks to uncover particular elements of a kaleidoscope of expression possibilities. Having as its main assumption the idea that sexual roles and gender identification are social constructs and that, moreover, the ways of looking at and interpreting reality are direct produces of a determined time and space, it effectively found differences between male and female drawings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChildren’s drawingpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectChildren’s educationpt_BR
dc.titleExpressões de gênero no desenho infantilpt_BR
dc.title.alternativeGender expressions in children's drawingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879pt_BR
dc.contributor.referee1Contani, Miguel Luiz-
dc.contributor.referee2Cicillini, Graça Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842932093521595pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEstabelece um tríplice olhar sobre o desenvolvimento do desenho infantil, que se sustenta nos estudos de Moreira, Lowenfeld e Luquet. Com o objetivo de observar os desenhos de meninos e meninas de uma turma de educação infantil de uma escola privada da região central de Londrina, identifica como, por meio do repertório expresso, as concepções de gênero se manifestam nessas crianças. Estudo sobre gênero no contexto da educação infantil, a investigação busca conhecer, nas singularidades, as nuances de um caleidoscópio de possibilidades expressivas. Parte do pressuposto de que os papéis sexuais e as identificações de gênero são construtos sociais e, ainda, que os modos de ver e interpretar a realidade são produtos das possibilidades reais de uma determinada época e espaço. Constatou, efetivamente, diferenças entre desenhos de meninos e desenhos de meninas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration138pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.54pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoDesenho infantilpt_BR
dc.subject.autorizadoEducação infantilpt_BR
dc.subject.autorizadoIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExpressoesGeneroDesenhos.pdfDissertação9.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons